Sudeste mantém chuva irregular e junho começa mais quente
![]()
O Sudeste do Brasil termina o período com chuva acima da média em parte da região, principalmente no estado de São Paulo, onde diversas cidades registraram acumulados muito elevados ao longo das últimas semanas. Municípios do oeste e interior paulista tiveram volumes excepcionais, com episódios de alagamentos e solo bastante úmido para esta época do ano.
Nos próximos dias, a chuva continua acontecendo de forma irregular entre o leste de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e áreas de Minas Gerais. As pancadas previstas são isoladas e mal distribuídas, mas importantes para manter a umidade e melhorar a qualidade do ar, especialmente em regiões que normalmente já entram em padrão mais seco nesta época do ano.
O Triângulo Mineiro, o interior paulista e parte do litoral do Sudeste podem registrar pancadas rápidas entre o fim de semana e o início da próxima semana, enquanto o norte de Minas Gerais segue com predomínio de tempo seco e calor.
Para junho, a tendência é de um começo de mês ainda com alguma presença de umidade sobre São Paulo e sul de Minas Gerais. Já na segunda metade do mês, o ar seco ganha força e o calor deve aumentar em toda a região, elevando a taxa de evapotranspiração e exigindo atenção do produtor rural com a perda de umidade no solo.
0 comentário
Norte do Brasil terá chuva extrema em parte da região e calor de até 38°C em áreas sob influência do El Niño
Nordeste terá calor intenso e chuva irregular sob influência do El Niño
Sudeste terá chuva irregular e junho mais quente, aponta previsão
Sudeste mantém chuva irregular e junho começa mais quente
Chuva retorna ao Sul com risco de temporais e junho começa mais úmido
Instabilidades avançam sobre o Sul enquanto chuva forte persiste no Norte do Brasil