Soja/Cepea: Alta externa do óleo sustenta preços do grão
A valorização do óleo de soja no mercado internacional segue sustentando as cotações da oleaginosa e alterando a composição da rentabilidade da indústria de processamento nos Estados Unidos. Com a forte demanda do setor de biodiesel, as cotações do produto registraram alta expressiva em maio, ampliando sua participação nas margens industriais.
Já no mercado brasileiro, de acordo com pesquisadores do Cepea, o repasse das altas externas permanece limitado pela pressão dos prêmios de exportação e pela demanda doméstica enfraquecida.
Segundo o Centro de Pesquisas, o farelo de soja também apresentou valorização no mercado externo, impulsionada pela expectativa de aumento da procura internacional pelo derivado norte-americano. No mercado interno, porém, os preços do farelo recuaram ao longo desta semana, influenciados pela retração da demanda. Grande parte dos consumidores domésticos segue abastecida, adquirindo apenas pequenos volumes para reposição de estoques.
0 comentário
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Espaço para valorização da soja em reais por saca é limitado, mas preços não devem se manter abaixo dos R$ 100
Formação de preços melhores da soja no Brasil vão depender também do ritmo das compras da China
Câmbio e prêmios limitam valorização da soja no Brasil e custo do carrego do grão aperta ainda mais as margens
Apesar de nova semana pesada para soja no Brasil, produtor tem que estar atento à necessidade de comercialização
Não é ano de segurar a soja; produtor pode amargar preços mais baixos no Brasil