Comissão de Pecuária de Corte da Famato reforça prazo final para atualização de rebanho

Publicado em 02/06/2026 09:41

A Comissão de Pecuária de Corte da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) alerta os pecuaristas que a campanha estadual de atualização de rebanho, realizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), encerra-se no dia 10 de junho.

Os produtores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, equídeos, suínos, aves, peixes e abelhas precisam informar ao Indea os dados dos rebanhos e das propriedades rurais até a data-limite, por meio do Módulo do Produtor ou presencialmente em qualquer uma das 140 unidades ou postos avançados que o Instituto de Defesa possui em Mato Grosso.

A Comissão de Pecuária reforça que o produtor rural que ainda não tem acesso ao Módulo do Produtor pode solicitar o cadastro em uma unidade do Indea e assinar o Termo de Compromisso de Utilização do Sistema Informatizado, isso traz mais agilidade e facilidade ao produtor, ressalta Amarildo Merotti, vice-presidente da Famato e coordenador da Comissão. No site do Indea, na seção Sanidade Animal > Atendimento Não Presencial, é possível acessar o documento.

Segundo o instituto, o objetivo da campanha, além de atualizar os dados dos rebanhos do estado, é desenvolver ações de educação sanitária e promover a atualização cadastral dos produtores rurais.

Os criadores de rebanho que não realizarem a atualização ficarão impedidos de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento oficial necessário para o transporte de animais, e estará sujeito a pagar multa de 27 Unidades de Padrão Fiscal (UPFs), cujo valor atual corresponde a R$ 6.961,41. Além disso, outras consequências para o produtor e para a cadeia produtiva como um todo explica o analista de Pecuária da Famato, Marcos Carvalho.

“Essa comunicação não é apenas uma obrigação do produtor. Ela garante a regularidade da propriedade, a continuidade da emissão da GTA, e fortalece o sistema de defesa sanitária que sustenta a certificação internacional da pecuária mato-grossense e o acesso aos mercados consumidores", detalha.

Para saber mais, acesso o site do Indea clicando aqui: https://www.indea.mt.gov.br/-/14250081-campanha-de-atualizacao-de-estoque-de-rebanho 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Famato

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário