Inmet: Previsão para o feriado e fim de semana
No período entre quinta (04) e segunda (08), o tempo seguirá quente e úmido em grande parte da região Norte. Essas condições favorecem a ocorrência de pancadas de chuvas, com trovoadas e rajadas de vento em áreas do norte do Amazonas, Roraima, centro-norte do Pará e Amapá. As chuvas intensas na região exigem cuidado redobrado para possíveis transtornos em áreas de Roraima, Amapá e extremo norte do Amazonas.
No Nordeste ainda chove na faixa leste, especialmente em áreas próximas ao litoral, com destaque para a região do Recôncavo Baiano, o litoral entre Pernambuco até o Rio Grande do Norte e áreas do norte do Maranhão. A partir de sexta, as chuvas devem diminuir na faixa leste desta região, mas ainda são esperadas pancadas ao norte do Maranhão. Na segunda, as chuvas podem retornar em áreas entre o litoral do Rio Grande do Norte até Pernambuco.
Na região Sudeste, especialmente ao leste e em áreas do litoral, há chance para chuvas fracas e/ou chuviscos isolados devido o transporte de umidade que chega do mar.
Nas demais áreas do país, segue o tempo firme sem previsão de chuvas. Apenas no Rio Grande do Sul há previsão de chuva na segunda (08). Nos períodos da madrugada e manhã, a queda de temperatura pode favorecer a ocorrência de geada em áreas mais altas das Serras Gaúcha, Catarinense e em áreas da Serra da Mantiqueira. A umidade do ar poderá ficar em torno dos 30% na área central do país. As temperaturas devem cair no centro-leste do Brasil a partir de sexta-feira (05).
Região Norte
Durante os próximos dias, a condição de instabilidade na faixa norte da região permanece em decorrência da massa quente e úmida. Há previsão de pancadas de chuvas com trovoadas e rajadas de ventos isoladas, principalmente a partir da tarde, em Roraima, Amapá, áreas da faixa norte do Amazonas e faixa norte do Pará, incluindo as capitais Manaus e Belém. As temperaturas mínimas podem ficar entre 16°C e 18°C e as máximas podem variar de 35°C a 36°C. Diferente do resto da região, áreas de Rondônia, Tocantins e faixa sul do Pará, podem apresentar umidade do ar abaixo dos 30%.
Região Nordeste
No período entre quinta (04) e segunda (08), há condição de chuva fraca a moderada na faixa leste da região, especialmente sobre o Recôncavo Baiano e entre o litoral de Pernambuco até o Rio Grande do Norte. Para o Maranhão, a previsão é de pancadas de chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento ocasionais.
A partir de sexta, as chuvas tendem a diminuir na faixa leste da região. No norte do Maranhão segue a condição de pancadas de chuva com trovoadas e rajadas de vento isoladas no decorrer destes próximos dias. No interior da região, segue as temperaturas elevadas durante o dia. As Mínimas mais baixas, configuram-se em torno de 11°C a 13°C em localidades do interior da Bahia e, as máximas podem variar entre 36°C a 38 °C em áreas do Sertão, onde a umidade do ar pode ficar abaixo dos 30%.
Região Centro-Oeste
No período entre quinta-feira (04) a segunda (08), o tempo segue estável com predomínio de sol e alguma variação de nuvens no decorrer do dia. As temperaturas que são o destaque, as mínimas devem variar entre 7°C e 9°C em áreas de Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, podendo cair um pouco mais a partir de sexta. As temperaturas máximas podem variar entre 34°C e 36°C em áreas, principalmente, do Mato Grosso. A umidade do ar, no período da tarde, pode ficar em torno dos 30% na região.
Região Sudeste
Nos próximos dias, a circulação marítima mantém a nebulosidade e a chance de chuva fraca, mesmo que localizada, em áreas do litoral entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro. Permanece a possibilidade de ocorrência de neblina e/ou nevoeiro, principalmente em áreas do leste da região. As temperaturas seguem baixas durante as noites e madrugadas. A previsão é de mínimas em torno de 4°C na quinta-feira (04) em cidades do sul de Minas Gerais, áreas da Serra da Mantiqueira e Serra Fluminense, onde há possibilidade de geada. As máximas podem variar entre 27°C e 29°C em áreas do norte de Minas Gerais. A umidade do ar pode ficar pontualmente abaixo dos 30% em cidades do oeste e norte de São Paulo, além de cidades do oeste do estado e triângulo mineiro.
Região Sul
De quinta-feira (04) a domingo (07), a previsão indica baixa possibilidade de chuva. As temperaturas mínimas devem variar entre 3°C e 6°C, especialmente em cidades mais altas das serras gaúcha e catarinense onde poderá ocorrer geada, de forma fraca e bem localizada. Segue a condição para neblina/nevoeiro na faixa leste da região, principalmente nas primeiras horas da manhã. As temperaturas máximas devem variar de 24°C a 27°C em áreas do norte do Paraná.
Na segunda-feira (08), o processo de formação de uma frente fria favorece a ocorrência de pancadas de chuva, de forma isolada, sobre o Rio Grande do Sul.
Consulte os avisos meteorológicos emitidos pelo INMET AQUI!
0 comentário
Inmet: Previsão para o feriado e fim de semana
Preços do algodão seguem elevados no mercado interno
Chuva avança sobre parte da Região Norte, mas Tocantins segue sob calor e seca
Chuva tem data para voltar para o Centro-Oeste
Chuva poderá provocar temporais isolados em parte do Sudeste
Sul ganha trégua da chuva, mas nova frente fria avança no fim de semana