Nota técnica: EUA amplia pressão sobre exportações brasileiras
O governo dos Estados Unidos anunciou, na madrugada do dia 03 de junho, que concluiu investigações sobre países que não possuem um sistema de bloqueio à importação de bens produzidos com trabalho forçado equivalente ao modelo americano e que estuda novas sanções tarifárias em mais de 60 nações, lista na qual incluiu o Brasil.
Para o setor agropecuário, um dos principais riscos imediatos caso a medida seja implementada é a perda de competitividade no mercado americano, além do aumento de exigências de exportação no médio e longo prazo.
A Assessoria Econômica da Farsul destaca que a medida é uma tentativa de tornar o padrão americano em um padrão internacional obrigatório, e aponta que o Brasil se destaca por possuir mecanismos robustos de combate ao trabalho análogo à escravidão.
0 comentário
Plataforma digital integra dados do campo para apoiar a tomada de decisão do produtor
Dia do Agricultor: Syngenta oferece novidades e condições especiais para fortalecer negócios e promover inovação no campo
Soja, milho e trigo despencando em Chicago, alerta para mais temporais no RS e exportações brasileiras melhorando
Mercado de açúcar dos EUA deve dar impulso a produtores mexicanos, afirma analista
Preços do etanol nas usinas de SP caem com maiores volumes vendidos, aponta Cepea
PODCAST NA #113 - Sustentabilidade no Agro: Pressão ou Oportunidade?