Trigo/Cepea: Produção brasileira pode recuar na safra de 2026
As incertezas climáticas e sobre a rentabilidade da cultura seguem reduzindo o interesse de produtores em ampliar os investimentos e a área destinada ao trigo no Brasil. Diante desse cenário, projeções oficiais já indicam queda significativa da produção nacional em 2026.
Dados da Conab indicam que a produção brasileira de trigo deve alcançar 6,3 milhões de toneladas em 2026, volume 1,4% inferior ao projetado em maio/26 e fortes 20% abaixo da safra de 2025. A área cultivada pode totalizar 2,12 milhões de hectares, recuos de 1,1% em relação à estimativa anterior e de 13,4% em relação à temporada passada. A produtividade média é estimada em 2,974 toneladas por hectare, com quedas de 0,4% no comparativo mensal e de 7,6% em relação à safra anterior.
Atualmente, no mercado brasileiro, os preços do trigo em grão seguem sustentados pela reduzida disponibilidade no spot e pela postura retraída dos vendedores, que permanecem retendo o produto, à espera de melhores oportunidades de comercialização, de acordo com o Cepea.
0 comentário
Trigo sobe em Chicago nesta terça-feira e mercado acompanha projeções de menor oferta no Brasil
Trigo/Cepea: Produção brasileira pode recuar na safra de 2026
Trigo fecha em alta em Chicago e mercado acompanha competitividade do cereal argentino
Trigo reduz perdas e opera em leve alta em Chicago, mas cenário segue pressionado pela expectativa de boa safra global
Trigo inicia semana pressionado por perspectivas favoráveis para a safra
Trigo fecha em baixa em Chicago nesta 6º feira