Ministro das Relações Exteriores da China pede a Brics fortalecimento da cooperação em minerais estratégicos
![]()
PEQUIM, 23 Jun (Reuters) - O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, pediu nesta terça-feira que os países do Brics respondam em conjunto aos desafios globais, do Ebola à inteligência artificial, e fortaleçam a cooperação em relação aos recursos minerais estratégicos, de acordo com um comunicado divulgado por seu ministério.
Wang afirmou, em uma reunião na Índia, que os países do Brics devem enfrentar os desafios globais de segurança energética e alimentar e se unir para combater a epidemia de Ebola na África.
Os países deveriam combater com determinação todas as formas de terrorismo e se opor à militarização do espaço sideral, acrescentou Wang, ao mesmo tempo em que pediu um acompanhamento rigoroso dos riscos da inteligência artificial.
Ao discursar em uma reunião de segurança em Nova Délhi, o diplomata chinês disse que o grupo deve “erguer bem alto a bandeira do multilateralismo” e se opor firmemente ao unilateralismo e ao protecionismo.
“Os membros do Brics precisam assumir a liderança na defesa da justiça e na obtenção de resultados justos, além de elevar sua posição e seu papel nos assuntos internacionais”, disse Wang.
Ele também instou o Brics a apoiar o diálogo e as soluções políticas para resolver disputas e questões delicadas.
(Reportagem de Shi Bu e Liz Lee)
0 comentário
Dólar acompanha exterior e cai ao menor valor em três semanas
Williams, do Fed, espera queda em preços de energia mesmo com recrudescimento do conflito no Oriente Médio
Petrobras pode retomar produção na Bolívia e ajudar a reestruturar YPFB, diz ministro boliviano
México apresentará queixas criminais nos EUA sobre mortes de mexicanos durante operações de fiscalização de imigração
Wall Street sobe com ganhos de setor de chips compensando inquietação com Oriente Médio
Irã diz ter atacado alvos militares dos EUA no Golfo Pérsico e sepulta líder assassinado