Alta umidade eleva pressão de doenças fungicas para o trigo do Paraná, destaca Conab
![]()
O plantio da safra de trigo 2026 está perto do final no Brasil e já chega a 97,4% do total previsto para essa safra de inverno. De acordo com dados de acompanhamento de lavouras da Conab, os trabalhos subiram dos 94,7% da semana passada e ficam a frente do registrado no mesmo período de 2025 (96,9%) e da média dos últimos cinco anos (95,5%).
Até a última sexta-feira (17), a semeadura já havia sido concluída em Goiás, Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Mato Grosso do Sul, seguidos por Paraná (99%), Rio Grande do Sul (97%) e Santa Catarina (77,4%). Das áreas em campo, 6,3% ainda estão em emergência, 66,2% se encontram em desenvolvimento vegetativo, 10,3% em floração, 11,8% em enchimento de grãos e 4,1% já está em maturação.
Ao mesmo tempo, a colheita desta safra já começou, com os produtores goianos já tendo colhido 40% do total cultivado no estado e os mineiros já retirando 5% das lavouras do campo. No total da safra brasileira, apenas 1,3% foram colhidos, ficando atrás dos 2,4% de 2025 e dos 2,5% da média dos últimos 5 anos.
Os técnicos da Conab destacam que as lavouras mantêm bom desenvolvimento no Paraná, com a alta umidade elevando a pressão de doenças fúngicas e manchas foliares em algumas regiões. No Rio Grande do Sul, a semeadura está perto do fim com a maior luminosidade beneficiando a emergência, o estabelecimento inicial e o desenvolvimento das lavouras.
O plantio também avança em Santa Catarina, com lavouras apresentando boa germinação, emergência uniforme e desenvolvimento vegetativo inicial satisfatório, favorecidos pela adequada disponibilidade hídrica e pelas temperaturas típicas do inverno.
Na outra ponta das atividades, Goiás quase finalizou a colheita do trigo de sequeiro com produtividades pontualmente acima da expectativa inicial, enquanto as áreas irrigadas seguem em estádio reprodutivo e apresentando bom desenvolvimento. A colheita também se concentra no sequeiro em Minas Gerais, porém com produtividades muito baixas no Noroeste e abaixo do esperado no Triângulo Mineiro.
0 comentário
Chuvas seguem ajudando desenvolvimento do milho de verão
Conab indica começo oficial da colheita do milho verão
Deral indica início do plantio da segunda safra de milho no Paraná
Colheita do milho verão chega em 2,4% do total cultivado, aponta Conab
Plantio da segunda safra de milho chega a 0,8% no Brasil
Paraná já plantou 2% do milho safrinha e colheu 1% da cereal de verão, aponta Deral