Colheita do algodão passa de 12% com alguns estados ganhando mais ritmo para os trabalhos
![]()
A colheita do algodão avança pelo Brasil e chega a 12,8% até a última sexta-feira (17). De acordo com dados de acompanhamento de lavouras da Conab, os trabalhos subiram dos 8,1% da semana passada, mas ainda ficam atrás do registrado no mesmo período de 2025 (16,7%), mas em linha com a média dos últimos cinco anos (14,2%).
Os estados mais avançados com a colheita são Maranhão (31%), Piauí (30%), Goiás (27%), Minas Gerais (23%), Mato Grosso do Sul (22%), Bahia (21%) e Mato Grosso (8,7%). O restante das lavouras se divide entre 76,9% já em maturação e os 10,3% restantes em formação de grãos.
Os técnicos da Conab destacam que a colheita segue ganhando ritmo no Mato Grosso, com novas áreas em abertura ideal dos capulhos, mas com produtores ainda atentos ao manejo fitossanitário de controle do bicudo.
Os trabalhos também avançam na Bahia e no Mato Grosso do Sul, onde as condições climáticas favorecem as atividades na região dos Chapadões, com produtividades satisfatórias.
Já no Maranhão, a região de Balsas registrou chuvas atípicas para o período, o que prejudicou o andamento da colheita, mas sem previsão de atrasos significativos.
0 comentário
Algodão: dezembro/26 volta a fechar acima dos 80 cents/lb após altas nesta 3ª feira (21)
Colheita do algodão passa de 12% com alguns estados ganhando mais ritmo para os trabalhos
Média diária das exportações de algodão até a 3ª semana de julho supera em 32,3% a de julho de 2025
Preços do algodão iniciam semana com alta na Bolsa de Nova York
Algodão cai mais de 3% na semana e contrato dezembro fica abaixo dos 80 cents/lb
Mercado interno de algodão segue descolado da ICE