Cerca de 2 mil produtos brasileiros não estão sujeitos a tarifas dos EUA, diz Rosa
![]()
BRASÍLIA, 23 Jul (Reuters) - O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Rosa, disse nesta quinta-feira que cerca de 2 mil produtos que o Brasil exporta para os Estados Unidos não estarão sujeitos a tarifas de 25% e 12,5% impostas pelo país norte-americano nos últimos dias, citando carnes, café, suco de laranja e frutas.
Por outro lado, Rosa disse que setores como calçados, máquinas e equipamentos, peças, confecções e químicos não farmacêuticos estarão sujeitos às duas tarifas, somando 37,5% de taxação.
Em entrevista à imprensa, o ministro ainda mencionou os setores de celulose e pescados, que ficarão sujeitos apenas à tarifa de 12,5%.
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira novas tarifas de 10% e 12,5% a 60 parceiros comerciais devido a alegações de fiscalização frouxa sobre trabalho forçado, o que também atinge o Brasil. Antes, uma tarifa de 25% foi imposta ao Brasil por supostas práticas comerciais desleais.
Rosa classificou a nova tarifa como “indevida, baseada em fatos que não são reais”.
“O Brasil rechaça veementemente essa imposição de tarifa porque tem um compromisso histórico com o combate ao trabalho forçado”, afirmou.
(Por Bernardo Caram, edição de Alexandre Caverni)
0 comentário
Setor de café solúvel do Brasil busca clareza sobre decisão dos EUA de manter tarifa de 50%
Derrubada de tarifas dos EUA é "muito importante" para o Brasil e nova taxação de 10% não afeta competitividade, diz Alckmin
Governo brasileiro está preocupado com eventuais novas tarifas dos EUA, diz Durigan
EUA propõem tarifas a 60 países, incluindo Brasil, por falhas no combate ao trabalho forçado
PEIXE BR manifesta preocupação com proposta dos EUA de impor nova tarifa sobre produtos brasileiros
Tarifa dos EUA sobre agro brasileiro pode subir para 37,5% e ameaça competitividade