Guerra no Irã afetou o consumo na zona do euro de forma especialmente grave, afirma o BCE

Publicado em 03/08/2026 08:07 e atualizado em 03/08/2026 09:13

Logotipo Reuters

FRANKFURT, 3 Ago (Reuters) - O consumo das famílias da zona do euro caiu com força nas primeiras semanas da guerra no Irã em meio à queda na confiança, sugerindo que um novo conflito pode novamente prejudicar os gastos dos consumidores, segundo um artigo publicado nesta segunda-feira no Boletim Econômico do Banco Central Europeu.

A confiança do consumidor na zona do euro despencou após o início da guerra, mas, desde então, subiu um pouco, embora permaneça bem abaixo dos níveis pré-guerra, enfraquecendo o crescimento econômico geral.

A queda no consumo em abril foi duas vezes maior do que as tendências históricas sugeririam e foi comparável em magnitude à reação das famílias à guerra da Rússia na Ucrânia no início de 2022, afirmou o BCE.

“Isso sugere que o canal da confiança é particularmente forte no caso de grandes choques que são amplamente percebidos como tal pelos consumidores”, argumentou o BCE.

Depois de oscilar em torno de 3% a 4% em média desde meados de 2024, o crescimento nominal do consumo recuou para cerca de 2,5% em abril em relação ao mesmo mês do ano anterior, com a queda impulsionada pela redução dos gastos discricionários por parte das famílias de renda mais alta.

“Isso reforça a visão de que a desaceleração não é resultado de restrições de renda, mas sim do fato de as famílias adiarem compras quando têm margem para ajustar o momento de seus gastos”, afirmou o BCE.

As famílias também temiam que a inflação acelerada causada pelo conflito possa corroer a renda real, e 40% dos entrevistados afirmaram não esperar que essa perda de renda seja recuperada.

(Reportagem de Balazs Koranyi)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário