Exportações de trigo da Rússia devem cair em agosto ao nível mais baixo desde 2016/17

Publicado em 11/08/2026 15:30

Logotipo Reuters

MOSCOU, 11 Ago (Reuters) - As exportações russas de trigo em agosto podem cair para o nível mais baixo em quase uma década, afirmaram analistas agrícolas nesta terça-feira, enquanto o maior exportador mundial de trigo enfrenta preços baixos e riscos à segurança nas importantes rotas marítimas do Mar Negro.

A Rússia e a Ucrânia têm atacado cada vez mais navios e portos durante a guerra que já dura quatro anos e meio, mas ambos os países estão colhendo safras abundantes que podem aumentar a oferta global, que já é ampla.

A consultoria agrícola Sovecon afirmou que as exportações de trigo podem cair para cerca de 3 milhões a 3,4 milhões de toneladas métricas, contra 4,5 milhões de toneladas no ano anterior, o nível mais baixo desde a safra de 2016/17.

"As baixas taxas de exportação estão aumentando a pressão sobre o mercado interno", disse Andrey Sizov, diretor da Sovecon.

A consultoria russa Ikar reduziu, nesta terça-feira, sua previsão para o potencial de exportação de trigo do país na atual safra de 2026/27 para 44,5 milhões de toneladas, ante uma expectativa anterior de 45 milhões de toneladas.

O potencial total de exportação de grãos da Rússia para a safra é de 60 milhões de toneladas, informou a consultoria.

A Ucrânia reduziu sua própria previsão de exportação de grãos para a safra de julho a junho de 2026/27 para 38 a 40 milhões de toneladas, o que representa uma queda de até 12% em relação à projeção anterior, devido aos ataques ao seu centro portuário de Odessa, no sul do país, informou o ministro da Agricultura à Reuters na segunda-feira.

Na última semana, a Turquia emitiu advertências a Moscou e Kiev sobre os ataques no Mar Negro, instando as partes em conflito a tomarem medidas para garantir a segurança da navegação na região.

Os custos mais elevados de frete também estão pesando sobre as exportações, tendo subido cerca de US$10 por tonelada para os principais destinos na semana passada, disse Sizov, da Sovecon, em seu relatório semanal sobre o trigo na segunda-feira.

Desde 10 de julho, os ataques têm interrompido o tráfego marítimo no Mar de Azov, cujos portos na Rússia e nas regiões da Ucrânia controladas pela Rússia se conectam ao Mar Negro por meio do Estreito de Kerch.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário