Rússia está pronta para novas ideias sobre paz na Ucrânia, mas com condições, afirma diplomata
![]()
MOSCOU, 21 Ago (Reuters) - A Rússia está disposta a ouvir novas propostas sobre como chegar a um acordo sobre o conflito na Ucrânia, afirmou um diplomata russo de alto escalão, mas quaisquer propostas devem refletir as “realidades no terreno”.
O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, disse em entrevista ao veículo de comunicação News.ru, publicada na sexta-feira, que os EUA demonstraram disposição para um “diálogo construtivo” e uma “compreensão da posição da Rússia”.
“Nesta fase, o mais importante é até que ponto Washington é capaz de influenciar as decisões do regime de Kiev e de seus patrocinadores europeus, que ainda sonham com uma ‘derrota estratégica’ da Rússia”, disse ele ao veículo de comunicação.
As negociações entre Rússia e EUA para pôr fim ao conflito na Ucrânia estão praticamente paralisadas em meio à guerra no Irã.
O Kremlin informou na quinta-feira que ainda não tinha informações sobre uma possível próxima visita a Moscou dos enviados presidenciais dos EUA, Jared Kushner e Steve Witkoff, que já lideraram negociações com a Rússia no passado.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse no mês passado que Washington estava comprometida em ajudar a pôr fim à guerra, após uma reunião em Manila com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.
Mas Rubio alertou que não havia um acordo rápido à vista e que os EUA estavam tentando “encontrar um meio-termo”.
Ryabkov disse que a Rússia está pronta para ouvir as novas ideias de Rubio e continuar o diálogo com Washington.
“A Federação Russa está pronta para ouvir quaisquer propostas e ideias razoáveis que estejam alinhadas com os objetivos estabelecidos pelo presidente russo e atendam às ‘realidades no terreno’”, declarou ele.
Após quase quatro anos e meio de guerra, a Rússia controla cerca de um quinto do território da Ucrânia reconhecido internacionalmente. Moscou tem afirmado repetidamente que está aberta a negociações, mas que estas devem reconhecer as “novas realidades no terreno”.
NEGOCIAÇÕES NUCLEARES
Na entrevista, Ryabkov também sugeriu que a Rússia está disposta a manter discussões com os EUA sobre armas nucleares. O tratado nuclear New START expirou em fevereiro, deixando as duas maiores potências nucleares do mundo sem restrições vinculativas sobre seus arsenais estratégicos pela primeira vez em mais de meio século.
Moscou afirmou que continuará a respeitar os limites do tratado relativos a mísseis e ogivas, desde que Washington faça o mesmo.
“Continuamos abertos, no futuro, a encontrar caminhos políticos e diplomáticos para estabilizar essa área”, disse Ryabkov.
(Reportagem da Reuters)