Ações europeias sobem, mas preocupações com inflação levam a queda semanal
![]()
Por Tharuniyaa Lakshmi e Utkarsh Hathi
21 Ago (Reuters) - As ações europeias subiram nesta sexta-feira com os investidores focados em sinais de resiliência econômica, mas o índice de referência encerrou a semana em baixa com os preços elevados do petróleo e os rendimentos dos Treasuries mantendo vivas as preocupações com a inflação.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou com alta de 0,59%, a 654,18 pontos, mas registrando perdas pela segunda semana consecutiva.
Um salto nos rendimentos dos títulos de longo prazo dos Estados Unidos nesta semana inquietou os investidores globais e prejudicou o apetite por risco, antes que o Tesouro dos EUA anunciasse medidas para aumentar o suporte à liquidez, o que muitos consideraram uma solução temporária.
No entanto, uma temporada de balanços sólida tem sustentado o apetite por risco na Europa, com a economia da região mostrando sinais de resiliência apesar do conflito no Oriente Médio devido à sua exposição limitada ao comércio de IA e a uma perspectiva mais clara da política monetária.
A atividade empresarial da zona do euro está crescendo no ritmo mais acelerado deste ano graças a novos pedidos no setor manufatureiro e à retomada do crescimento das exportações, segundo dados divulgados na sexta-feira. O índice PMI Composto S&P Global para a zona do euro atingiu neste mês o maior nível desde novembro.
Ainda assim, os investidores continuam cautelosos em tirar conclusão demais os dados recentes, dada a incerteza em relação à inflação.
Entre os setores, as ações de luxo subiram 1,4%, recuperando-se da queda na sessão anterior, enquanto os recursos básicos lideraram os ganhos setoriais, subindo 2,5%, uma vez que o dólar mais fraco impulsionou os preços do ouro.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,64%, a 10.816,56 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,59%, a 26.136,56 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,37%, a 8.484,43 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib ficou estável, a 52.668,04 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,76%, a 19.961,50 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,78%, a 9.354,78 pontos.
0 comentário
Índices europeus fecham em alta com foco em balanços e na política monetária
Índices europeus voltam a cair conforme tensões no Oriente Médio mantêm investidores nervosos
Ações europeias têm 3ª perda semanal consecutiva conforme guerra no Oriente Médio alimenta temores de inflação
Ações europeias avançam após guerra no Oriente Médio amenizar otimismo com balanços
Ações europeias sobem com grupo SAP impulsionando setor de tecnologia
Ações europeias recuam de máxima recorde com balanços e riscos no Oriente Médio