Exportações de frutas começam setembro com volume 20% menor, mas preço médio segue acima de 2025

Valor médio da tonelada exportada subiu quase 23% e ajudou a limitar a queda da receita nos primeiros dias do mês
Publicado em 08/09/2026 15:12

Logotipo Notícias Agrícolas

As exportações brasileiras de frutas e nozes frescas ou secas começaram setembro de 2026 com menor ritmo de embarques na comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto os preços médios permaneceram mais elevados.

Nos quatro primeiros dias úteis do mês, o Brasil exportou 19,6 mil toneladas, segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

A média diária ficou próxima de 4,9 mil toneladas, queda de 19,6% em relação às 6,09 mil toneladas por dia registradas em setembro de 2025.

O movimento representa uma mudança em relação ao fechamento de agosto, quando as exportações brasileiras do grupo avançaram 19% em volume sobre o mesmo mês do ano anterior.

Apesar da redução dos embarques neste início de setembro, a receita média diária apresentou recuo bem menor, de apenas 1,1% na comparação anual.

A diferença foi compensada pelo preço médio obtido nas exportações. A tonelada foi negociada por aproximadamente US$ 1.260,67, valor 22,9% superior aos US$ 1.025,54 registrados no mesmo período de 2025.

O comportamento mantém uma característica observada no fechamento de agosto, quando a receita das exportações cresceu em ritmo superior ao volume devido aos preços médios mais elevados.

Com apenas quatro dias úteis contabilizados, as próximas atualizações da Secex deverão indicar se a redução inicial dos volumes se mantém ao longo de setembro ou se os embarques recuperam ritmo nas próximas semanas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Seguir canal

0 comentário