Produtores paranaenses participam do Congresso Brasileiro do Algodão, em MG
Uma delegação de 20 produtores de diferentes municípios paranaenses está presente no 15° Congresso Brasileiro do Algodão (CBA), que acontece de 22 a 24 de setembro, em Belo Horizonte (MG). A participação do grupo é promovida pela Associação dos Cotonicultores Paranaenses (Acopar) em parceria com o Sistema FAEP.
Neste ano, “Algodão brasileiro: fibra natural; uma jornada com propósito, qualidade e transparência” é o tema do Congresso, realizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). A programação inclui palestras sobre pesquisas, boas práticas e o futuro da atividade econômica, com falas conduzidas por especialistas, fornecedores, indústria e produtores de todo o Brasil.
”Apoiar a ida da nossa delegação ao Congresso é garantir que nossos produtores tenham acesso ao que há de mais moderno em pesquisa, inovação e gestão, adaptando esse conhecimento para a nossa realidade e gerando novas oportunidades no campo”, pontua o presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.
José Cenizo, agricultor em Cambará, no Norte Pioneiro do Paraná, produz algodão há cinco anos (em sistema de rotação com milho e soja), contabilizando cerca de 40 hectares na última safra. Em sua terceira participação no CBA, ele sublinha a troca de informações como o ponto alto do evento.
“O contato entre os produtores é o principal do Congresso. O Paraná, hoje, não é um dos protagonistas na cotonicultura, então, é muito importante circular e ver o que está sendo feito em outras regiões do país. Quando temos acesso a essas experiências, podemos pensar em como adaptar para o nosso caso”, avalia.
A observação é compartilhada por Aristeu Sakamoto, presidente do Sindicato Rural de Cambará. Proveniente de uma família de cotonicultores e entusiasta da retomada da cultura no Estado, ele descreve o Congresso como proveitoso pela oportunidade de aprender com os resultados das pesquisas apresentadas.
“Algo interessante que vimos é o controle do bicudo-do-algodoeiro”, comenta, referindo-se à apresentação de especialistas quanto a programas de manejo da praga na Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. “Eles têm estratégias bastante firmes. A gente pode fazer uma adaptação no Paraná”, diz.
Histórico paranaense
Há quase 35 anos, na safra 1991/92, o Paraná era o maior produtor de algodão do Brasil, com 709 mil hectares cultivados, o equivalente a 36% da área nacional. No entanto, a infestação do bicudo-do-algodoeiro, a expansão da soja e as dificuldades econômicas na década de 1990 levaram ao declínio da cultura no Estado. Hoje, há somente 1,7 mil hectares de algodão no Paraná — o equivalente a 0,2% da área plantada em 1991/92.
Agora, com avanços em tecnologia e manejo, os cotonicultores tentam reconquistar esse espaço. A Acopar é uma instituição que atua nesse sentido, com o intuito de engajar os produtores e oferecer-lhes suporte técnico.
“A Acopar, através dos anos, vem se aprimorando em transferir todo o conhecimento da cotonicultura para aqueles agricultores que têm interesse nessa cultura. Há uma primeira visita, para ver se tem condição de ser implantada a lavoura, e a partir daí começa a assistência técnica”, explica Almir Montecelli, diretor-presidente da Acopar.
Segundo Montecelli, a participação no Congresso também é uma forma de oferecer suporte e incentivo.
“O Congresso do Algodão é o maior congresso da área agrícola no país. Acompanha bem o que é o Brasil em termos de cotonicultura, já que é o maior exportador mundial. Então, ao visitar o evento, o agricultor vê a grandiosidade da cultura”, afirma o dirigente. “Quem vê todo esse movimento, a capacidade de organização, a capacidade política do algodão e o volume de exportação percebe que o Brasil é muito forte. E existe, aí, uma oportunidade a ser aproveitada pelos paranaenses. Há espaço para crescimento.”
Desafios do setor
Conflitos internacionais, tensões comerciais e geopolíticas, assim como incertezas climáticas, são alguns fatores que impactam a agropecuária nacional e, portanto, também a cotonicultura. Gustavo Piccoli, presidente da Abrapa, abordou essas condições, indicando como elas podem interferir nos custos e fluxos do comércio de algodão.
“Grande parte dessas variáveis não está sob o nosso controle, mas podemos controlar a qualidade das nossas decisões”, disse, na abertura do CBA. “Este é um momento de gestão. É um momento de olhar com atenção para os custos e avaliar cada investimento, acompanhar o mercado e a demanda, planejar diferentes cenários e tomar decisões com responsabilidade.”
André de Paula, ministro da Agricultura e Pecuária, celebrou as conquistas da cadeia produtiva, lembrando o crescimento do algodão brasileiro graças a investimentos em genética, manejo, defesa, agricultura de precisão, rastreabilidade, entre outros fatores.
“Não é por acaso que nesta safra colhemos mais de 4 milhões de toneladas de pluma, a maior produção da nossa história. Não é por acaso que o Brasil se tornou o maior exportador de algodão. No último ano, ultrapassamos pela primeira vez 3 milhões de toneladas exportadas”, afirmou durante a abertura do evento.
0 comentário
Algodão amplia ganhos em Nova York na sessão desta 5ª feira
Renova Têxtil: setor do algodão se inspira nos biocombustíveis para propor política de valorização das fibras naturais
“Algodão nos Une”: Sumitomo amplia estratégia e quer ir além da oferta de insumos ao produtor
Sumitomo investe no conhecimento da fisiologia das plantas para elevar produtividade
Produtores paranaenses participam do Congresso Brasileiro do Algodão, em MG
Ecofisiologia do Algodoeiro aproxima ciência do manejo para elevar o potencial da cultura