Mandioca/Cepea: Baixa oferta sustenta alta da raiz; demanda enfraquecida pressiona derivados
As chuvas registradas nos últimos dias comprometeram o avanço dos trabalhos no campo e comprometeram a oferta de mandioca em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea, resultando em alta nos preços da raiz. Para os mercados de fécula e farinha, no entanto, o movimento foi distinto: a demanda mais arrefecida pressionou as cotações, que chegaram a recuar mesmo diante do baixo volume negociado.
O mercado de fécula apresenta maior lentidão, sobretudo nos segmentos destinados ao consumidor final. Segundo pesquisadores do Cepea, diante do menor ritmo no varejo alimentício, parte dos compradores passou a postergar a aquisição de lotes maiores no mercado spot, o que aumentou a pressão sobre as cotações. Por outro lado, houve maior procura de fecularias e do mercado externo, inclusive para os próximos meses. Ainda assim, a indústria não tem repassado integralmente os maiores custos ao produto final, mantendo as margens apertadas.
De acordo com o Cepea, o mercado de farinha também apresentou lentidão nos últimos dias, atribuída ao menor movimento nos mercados atacadistas e, principalmente, varejistas, que têm postergado as aquisições, apesar dos baixos estoques nesses segmentos.
0 comentário
Mandioca/Cepea: Baixa oferta sustenta alta da raiz; demanda enfraquecida pressiona derivados
Brasil precisa superar barreiras internas para avançar como origem estratégica no mercado global de cacau
HORTI RESENHA #158 - Do pioneirismo do kiwi no Brasil à necessidade de incentivar a pesquisa para o futuro da fruticultura
Cacau volta a reagir nas bolsas internacionais, mas mercado interno não acompanha
Produção de cenoura no verão requer gestão de risco para ganhar previsibilidade
Preço do abacate margarida cai 51,6% em um ano