Chuva volumosa, tempestade e calor. Nova frente fria leva chuva a maior parte do país
![]()
A chegada de um novo ciclone extratropical deve mudar o tempo nos próximos dias, com previsão de chuva e risco de temporais em áreas agrícolas do Sul e do Sudeste. As mudanças começam nesta quinta-feira (15), com a formação do sistema e o avanço de uma frente fria, que deve levar chuva a várias regiões do país.
Segundo o meteorologista Denis William Garcia, da Meteored, o ciclone deve se formar na altura do Sudeste e contribuir para a chegada de chuva a diferentes estados. Com o avanço da frente fria, as áreas de instabilidade devem se espalhar pelo Brasil.
A previsão também traz chuva para regiões que ainda não registraram precipitação em outubro. “A gente tem a previsão de alguns acumulados pelo menos até o domingo. Então a gente tem, sim, a formação de um novo ciclone nos próximos dias, que vai levar chuva para boa parte do país, mudando o tempo”, destacou Garcia.
Região Sul
Diferente de episódios anteriores, o ciclone em si deve se estruturar em latitudes um pouco mais elevadas, próximo ao Sudeste. Contudo, a Região Sul continuará sujeita a condições de tempo instável devido à circulação atmosférica impulsionada pelo próprio ciclone.
O meteorologista explicou que os ventos em alto-mar soprarão do oceano em direção ao continente, canalizando umidade diretamente para a Região Sul. "Esses ventos vão transportar umidade para o Sul do país, principalmente nessa faixa mais a leste, provocando chuvas nessa região", ressaltou Garica ao detalhar o mapa de circulação de ventos.
* Com auxílio de IA
0 comentário
Frente fria encerra onda de calor e traz chuvas para o sudeste na virada do ano
Frente fria provoca chuvas intensas em grande parte do país
Frente fria avança pelo Sul e traz risco de ventos fortes e queda brusca nas temperaturas
Ciclone leva chuva ao Sul e exige atenção de produtores na próxima semana
Ciclone muda o tempo e espalha chuva por novas áreas do país
Frio perde força no Sudeste, mas chuva fora de época avança sobre áreas produtoras