Alface/Cepea: Em Mogi das Cruzes, chuvas reduzem oferta e elevam preços

Publicado em 16/10/2026 16:48

O excesso de chuvas segue dificultando o cultivo de folhosas e outros produtos hortícolas em Mogi das Cruzes (SP). Desde meados de setembro, as precipitações recorrentes, em muitos períodos volumosas, têm provocado danos nas lavouras e restringido a disponibilidade. Segundo produtores consultados pelo Hortifrúti/Cepea, o encharcamento do solo dificulta as atividades de campo e favorece problemas fisiológicos, prejudicando a absorção de nutrientes e o desenvolvimento das plantas, sobretudo da alface americana, mais sensível às oscilações climáticas e à umidade elevada.

A menor disponibilidade, decorrente dos descartes e da má formação das plantas, favoreceu a alta dos preços nesta semana (13 a 16/10). A alface crespa registrou média de R$ 37,50/cx com 20 unidades (+7,14%), enquanto a americana foi comercializada a R$ 36,20/cx com 12 unidades (+3,43%).

A expectativa é de que o chamado “mercado de chuva” persista nas próximas semanas, mantendo a oferta controlada. Segundo o Climatempo, entre 1º e 16 de outubro, o volume acumulado de precipitação já havia superado em 10% a média histórica do mês. A previsão de mais de 100 mm entre os dias 18 e 24, sendo 90 mm apenas na quinta-feira (22), pode ampliar as perdas nas lavouras. Como estratégia, produtores têm reduzido os plantios, sobretudo das variedades mais sensíveis, o que pode prolongar a baixa disponibilidade regional. Diante das incertezas, os produtores também se mantêm cautelosos quanto à expansão das áreas para a safra de verão. Caso as condições climáticas se agravem, a redução dos plantios poderá contribuir para uma lacuna de oferta nos próximos meses.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Seguir canal

0 comentário