Darcinópolis/TO ainda aguarda chuvas para poder começar o plantio da soja

Semeadura precisaria ser encerrada até 5 de novembro para dar janela ao milho na segunda safra
Publicado em 20/10/2026 10:23
Marcílio Fernandes Marangoni - Engenheiro Agrônomo de Darcinópolis - TO
Podcast

Darcinópolis/TO ainda aguarda chuvas para poder começar o plantio da soja

Logotipo Notícias Agrícolas 

O plantio da soja da safra 2026/27 ainda não começou na região de Darcinópolis, no norte do Tocantins, devido à falta de chuvas suficientes para garantir umidade no solo. Segundo o engenheiro agrônomo Marcílio Fernandes Marangoni, os produtores estão preparados para iniciar os trabalhos, mas as condições atuais impedem a entrada das máquinas nas lavouras.

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, no quadro Realidades da Safra, Marangoni explicou que as precipitações registradas em setembro não foram suficientes para recuperar a umidade do solo. As chuvas previstas para o último fim de semana também não se confirmaram com a intensidade esperada, trazendo apenas chuviscos à região.

Embora o plantio da soja normalmente comece a ganhar ritmo na segunda quinzena de outubro nessa parte do Tocantins, o agrônomo estima que, em um cenário habitual, entre 10% e 15% da área já poderiam estar semeados neste momento.

A principal preocupação é a irregularidade das próximas chuvas. Segundo Marangoni, precipitações fracas ou localizadas podem estimular o início do plantio sem oferecer condições suficientes para o estabelecimento das lavouras, aumentando o risco de perdas.

O calendário também começa a pressionar a segunda safra. Para preservar uma janela considerada adequada ao milho, o ideal seria concluir a semeadura da soja até aproximadamente 5 de novembro, com possibilidade de estender esse prazo até o dia 10 em algumas situações, utilizando materiais mais precoces.

Caso o plantio avance além desse período, o sorgo aparece como alternativa para os produtores da região. Marangoni destacou que a cultura ganhou espaço nas últimas safras e tem apresentado resultados satisfatórios, permitindo maior flexibilidade no calendário agrícola durante novembro.

Confira a entrevista completa e saiba como os produtores do norte do Tocantins estão se preparando para a safra 2026/27.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Seguir canal

0 comentário