Zelenskiy diz que negociadores ucranianos, russos e norte-americanos se reunirão no início de novembro em Abu Dhabi
![]()
Por Andrea Shalal e Olena Harmash
WASHINGTON, 23 Out (Reuters) - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta sexta-feira que os negociadores de paz da Ucrânia, da Rússia e dos Estados Unidos concordaram em se reunir em nível técnico na primeira quinzena de novembro, em Abu Dhabi, acrescentando que espera que isso seja seguido por um encontro entre os líderes desses países.
Zelenskiy disse ter conversado com os enviados dos EUA, Jared Kushner e Steve Witkoff, nesta sexta-feira, após a reunião deles com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no início desta semana. Ele afirmou que qualquer acordo de paz precisará de fortes garantias de segurança para a Ucrânia e de financiamento por 10 anos para manter o Exército ucraniano.
“O plano é nos reunirmos na primeira quinzena de novembro e, o mais cedo possível, é claro”, disse Zelenskiy ao think tank Hudson Institute por meio de uma videoconferência. Ele afirmou que muito dependeria da Rússia, observando que uma reunião semelhante prevista para este mês não havia se concretizado.
Zelenskiy enfatizou a importância de esforços diplomáticos contínuos para alcançar um cessar-fogo e pôr fim à guerra, que já está em seu quinto ano, acrescentando que a Europa também deveria participar das negociações.
O presidente ucraniano disse que é fundamental que as discussões técnicas sejam seguidas por uma reunião dos líderes dos países.
(Reportagem de Andrea Shalal)
0 comentário
Zelenskiy diz que se reunirá com Trump no domingo para discutir território e garantias
Zelenskiy vai conversar com Trump sobre fim da guerra na Ucrânia no domingo
Zelenskiy diz que texto sobre garantias de segurança dos EUA deve ser finalizado com Trump
Principal assessor de Zelenskiy diz que acordo de paz até o inverno europeu é "realista"
Kremlin diz que reunião trilateral entre Rússia, Ucrânia e EUA pode ocorrer em breve
Zelenskiy diz que enviados dos EUA apresentaram “ideias decentes” para negociações de paz