Preços ao produtor aceleram no Brasil em setembro, com alta de 1,54%
![]()
27 Out (Reuters) - Os preços ao produtor no Brasil aceleraram em setembro, com alta de 1,54%, pressionados pelo custo dos alimentos, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.
O resultado levou o índice acumulado em 12 meses a uma alta de 4,34%. Em agosto, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) havia apresentado alta de 0,34%, após três meses de deflação, acumulando variação positiva de 2,50% em 12 meses.
Segundo o IBGE, do total de 24 atividades industriais analisadas, 16 tiveram alta em setembro sobre agosto, com alimentos exercendo o maior impacto, com alta de 2,40%.
Derivados da cana-de-açúcar e da soja são os quatro produtos de maior influência no resultado do setor de alimentos em setembro, respondendo por 1,66 p.p., da variação de 2,40%, segundo o IBGE.
Já indústrias extrativas apresentaram alta de 11,04% e refino de petróleo e biocombustíveis, de 4,88%.
Entre as grandes categorias econômicas, bens de capital apresentaram alta de 0,62%, bens intermediários avançaram 1,94% e bens de consumo subiram 1,18%.
O IPP mede a variação dos preços de produtos industriais na “porta da fábrica”, isto é, sem impostos e frete.
(Por Isabel Versiani; edição de Tatiana Ramil)
0 comentário
Preços ao produtor nos EUA têm em setembro maior aumento em quatro anos e meio
IPCA-15 sobe mais que o esperado em setembro sob pressão de energia; alimentos voltam a avançar
Preços ao produtor no Brasil têm em abril maior alta em 4 anos sob impacto do Oriente Médio
Preços ao produtor no Brasil voltam a subir sob impacto de guerra no Oriente Médio
IGP-10 sobe acima do esperado em outubro e tem alta de 1,76%, diz FGV