EXCLUSIVO: Cotações sobem em Chicago, mas mercado é de instabilidade no curto prazo

Soja: Preços retomam ritmo de alta com a concordância da Irlanda em aceitar a intervenção do FMI. Cotações sobem nesta quinta-feira em Chicago, mas a instabilidade está presente nas negociações. Milho também sobe firme.
Publicado em 18/11/2010 12:43 | Atualizado em 18/11/2010 14:33

 

As cotações da soja sobem hoje na Bolsa de Chicago (CBOT), após a Irlanda aceitar ajuda do FMI (Fundo Monetário Internacional) na crise financeira do país. O dólar volta a perder valor frente ao euro. Apesar da alta em Chicago, mercado deve ser instável até o final do ano para as negociações.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Ricardo Lorenzet, analista da XP Investimentos, acredita que muita notícia deve ser ingerida pelo mercado, portanto, pede atenção dos produtores para a volatilidade do curto prazo e negociar a soja quando o mercado estiver de bom humor. “É importante ter a percepção que no meio dessa queda toda que teve no mercado e até mesmo hoje, o cenário fundamental não se alterou em nada”, explica.

 

Ou seja, apesar da turbulência no mercado internacional, a demanda por grãos vinda da China, os baixos estoques norte-americanos e a briga por área para a próxima safra, e o risco climático sob as lavouras sul-americanas dão suporte para o preço das commodities voltarem a subir.

 

De olho no na situação macroeconômica do mundo, Lorenzet aconselha ao produtor aproveitar momentos de alta do mercado, priorizando ter a sua rentabilidade e as condições de troca na ponta do papel porque cada vez mais as bolsas serão influenciadas por fundos externos que impactam fortemente as commodities agrícolas e trazem muita instabilidade aos negócios. O mesmo vale para o milho.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Seguir canal

0 comentário