DA REDAÇÃO: Redução na moagem da cana faz Governo adotar medidas para abastecimento interno

Cana de açúcar: Corte no esmagamento poderá ser ainda maior com o andamento da safra. Canaviais estão enfraquecidos depois de uma sequencia de tempo ruim para produção, com seca no plantio, chuvas intensas no desenvolvimento da cana, e geadas no começo do mês.
Publicado em 27/07/2011 14:15 | Atualizado em 27/07/2011 17:38

Após a União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (UNICA) anunciar na última terça-feira (26) que a moagem da cana no Centro-Sul do país ser quase 15% menor com relação ao ano passado, as cotações internacionais do açúcar sobem forte refletindo menor produção brasileira para atender o mercado importador. Internamente, o resultado de 40 milhões de toneladas a menos significa menor produção de biocombustível e necessidade de importação dos Estados Unidos.

Segundo o presidente da G7 Agrocommodities,João Oswaldo Baggio, a safra deste ano está mais franca e o Governo já começa a tomar medidas para manter o abastecimento interno tanto de álcool quanto de açúcar. O Brasil vai produzir entre 2 e 3 milhões de toneladas da commodity para ofertar ao mercado internacional e isso já é reflexo na elevação nas bolsas internacionais.

Recentemente, a presidente Dilma Roussef determinou a redução de 25 para 18% na quantidade de álcool anidro na mistura da gasolina para que a oferta não diminua nos postos. Assim, o hidratado se mantém com preços estáveis no mercado. Ou seja, a fim de impedir o aumento da gasolina para o consumidor final e conter o volume de biocumbustível a ser importado dos norte-americanos, medidas emergenciais são tomadas.

Para Baggio, o comprometimento do setor sucroenergético com a elevação na oferta de anidro e a produção de hidratado estável atendendo a demanda de poucos estados consumidores mostra que o etanol ainda é competitivo com a gasolina.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Seguir canal

0 comentário