ENTREVISTA: Confira a entrevista com Glauco Monte - Consultor da FCStone

Publicado em 10/08/2011 18:55
Grãos: dia de muita volatilidade em Chicago, com mercado à espera do relatório de oferta e demanda do USDA desta quinta-feira. Redução na safra norte-americana traz suporte aos preços como fundamento para alta. Crise no mercado financeiro pode afetar a demanda.

Na expectativa do relatório de oferta e demanda que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) divulgará nesta quina-feira (11), o complexo de grãos operou de lado na Bolsa de Chicago no pregão diurno desta quarta-feira (10). A soja fechou o dia com alta, enquanto que o milho caiu ainda refletindo incerteza sobre o futuro da economia mundial.

A tensão dos mercados está no reporte de redução no rendimento da safra tanto do milho quanto da soja pelo USDA e assim, voltar os mercados para o suporte dos fundamentos.

Segundo Glauco Monte, consultor da FCStone, as condições climáticas do último mês, quando uma forte onda de calor prejudicou o desenvolvimento do milho no meio oeste norte-americano, traz perdas irreversíveis para o cereal que lembra seus estoques reduzidos. Para a soja, ainda há tempo para que o clima favoreça em agosto uma recuperação das perdas já que a oleaginosa enche os grãos nesta época.

Do lado financeiro, a turbulência sobre as economias pode brecar o avanço do consumo. Para Monte, os grãos ainda tem no lado fundamental o suporte para novas altas dos preços.

Diante deste cenário, com o dólar se recuperando e a soja perdendo em Chicago, o consultor aposta que o produtor ainda possa vender seu produto disponível, em lotes menores, pois ainda é incerto o futuro da economia mundial e, por enquanto, os preços ainda estão em bons patamares.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário