Soja: No Brasil, plantio deverá sofrer com o clima seco, diz Oil World

Publicado em 30/08/2011 15:33 e atualizado em 30/08/2011 16:11
O plantio da soja no Brasil está sendo prejudicado pelo clima seco nos estados produtores do norte e da região central, o qual está comprometendo a umidade do solo. As informações são da Oil World.

Segundo informou a consultoria alemã, a seca no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás tem gerado uma falta de umidade no solo que provalvelmente não será reposta antes da semeadura começar na segunda quinzena de setembro. Condições de uma estiagem excepcional são esperadas até meados de 8 de setembro.

"Esta grave seca está prejudicando severamente as plantações nas maiores regiões produtoras de soja. A secura prolongada tem sido sentida em vários locais e tem provocado um déficit alarmante de umidade", informou o relatório da Oil World.

Em Mato Grosso, o governo afirmou que o plantio pode ser iniciado no dia 16 de setembro para garantir que o processo seja feito no tempo correto e que permita uma colheita antecipada do milho safrinha, que está programada para ser realizada após a colheita da soja de um ciclo precoce, em janeiro, como estima a consultoria. Segundo o boletim divulgado hoje pela Oil World, os sojicultores já estão com as sementes e os fertilizantes preparados para dar início ao plantio.

"Neste ano, as compras aumentaram em linha com as intenções "maiores" dos agricultores em ampliarem suas aplicações de fertilizantes em uma área maior. Áreas de pastagens deverão 'encolher' em função do aumento do espaço destinado à soja, ao milho e a demais culturas na próxima temporada", mostrou o reporte da Oil World.

Mercado - Este ano, os futuros do milho e da soja registram boas valorizações por conta da seca que também castiga os Estados Unidos e castiga as lavouras do país. Os preços do cereal subiram 21% em 2011 e os da oleaginosa somam uma valorização de 2,6%.

Com informações da Bloomberg

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

    Seca no centro oeste do Brasil justamente na época das secas!!!! ÓÓÓÓHHH!!! E a seca ainda está prejudicando uma lavoura que ainda nem foi plantada porque lá ainda é a época da SECA ?!?! Meus amigos, é este tipo de "organização" ou " empresa" que divulga notícias que ditam os rumos dos preços das comodites, ou seja, nosso produtos. Agora me diz: dá pra ir em frente? Vou dar uma dica. Se você for pra China, e trazer para cá qualquer porcaria para revender, pode ser até papel higiênico, ganha muito mais do que plantar qualquer lavoura, e com risco infinitamente menor. Mas como trouxa não acaba, só raleia.... Vamos em frente.

    0