Busca por soluções para crise na Europa traz otimismo ao financeiro

Publicado em 05/12/2011 10:48 e atualizado em 05/12/2011 14:05
O mercado financeiro começou a semana, novamente, focando a busca por soluções para a crise financeira na Europa. Os encontros e negociações parecem estar fluindo como o esperado e os negócios nesta segunda-feira já sinalizam essas boas expectativas.

Após o anúncio de algumas medidas de maior rigidez para a Zona do Euro anunciadas na última semana, hoje começa mais uma semana de reuniões entre líderes europeus na procura por soluções concretas para o mau momento. Em Paris, estão reunidos o presidente francês Nicolas Sarkozy e a chanceler alemã Angela Merke. O encontro será finalizado com um encontro da cúpula da União Europeia, em Bruxelas, no próximo dia 9.

O que também traz fôlego ao mercado é a medida anunciada pela Itália de um novo pacote de austeridade de 30 bilhões de euros, o que poderia, de acordo com a agência Reuters, aliviar as tensões sobre as finanças públicas do país.

Frente a essas boas notícias e, principalmente, a boas expectativas, o tom dos negócios hoje é bastante positivo. Na Ásia, as principais bolsas de valores fecharam o dia em alta. Na Europa, os principais índices acionários também operam no azul, conduzidas pelas ações dos bancos da Itália, como apurou o Estado de S. Paulo.

Aqui no Brasil, a situação também é positiva. De carona no bom desempenho dos mercados internacionais, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) abriu os trabalhos em alta nesta segunda-feira. Segundo uma notícia do site da Veja, o operador sênior da TOV Corretora, Júlio Mora afirmou que o foco continua sendo a Europa. Próximo das 11h10 (horário de Brasília), o Ibovespa já subia 0,95%, para 58.434 pontos.

No entanto, Mora lembra que se trata apenas da sinalização de soluções e não de decisões e medidas definitivas, o que torna o fim do problema algo ainda bastante discutível.

"Apesar de prevalecer uma boa vontade entre as autoridades e lideranças europeias para contornar a delicada situação fiscal dos países do Velho Continente, uma solução é mais complicada. "A sinalização de que algo está sendo feito é positivo, mas (o fim do problema) ainda é discutível", afirma o analista.

Já o dólar, em contrapartida dos demais negócios, operava em baixa ante o real nesta segunda-feira. Segundo a Folha de São Paulo, os investidores esperam por notícias frescas referentes à crise das dívidas soberanas na Zona do Euro. Veja como os principais veículos de comunicação estão noticiando o desempenho do mercado hoje. Clique nos títulos e veja as notícias na íntegra.

No Valor:

>> Maioria das bolsas da Ásia fecha em alta; Europa está no foco

A busca por soluções contra a crise da dívida europeia permanece no foco dos investidores na Ásia, que estão atentos às reuniões marcadas para esta semana, a começar com o encontro da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy.

>> Ibovespa abre pregão com forte alta e rompe os 58 mil pontos

De olho na Itália e à espera de um encontro que pode ser decisivo na Europa, investidores operam otimistas na manhã desta segunda-feira e estimulam a valorização das bolsas europeias e dos índices futuros de Wall Street.

Na Reuters:

>> Bolsas da Europa operam em alta com expectativa sobre reunião

As bolsas de valores da Europa operavam em alta nesta segunda-feira, ampliando o avanço de 8,5% registrado na semana passada, com expectativa crescente de que haja uma solução para a crise do euro após a reunião do presidente francês, Nicolas Sarkozy, com a chanceler alemã, Angela Merkel.

No Estadão:

>> Bancos conduzem alta das bolsas na Europa

As bolsas da Europa operam em alta, conduzidas pelas ações dos bancos da Itália, após o governo italiano ter anunciado ontem garantias para o setor, dentro de um pacote de medidas orçamentárias. Segundo o decreto do governo italiano, o Estado poderá oferecer garantias sobre as obrigações no sistema nacional bancário, em particular sobre bônus emitidos pelas instituições de crédito.

>> BCE prepara plano de resgate de € 1 tri para zona do euro, diz jornal

O Banco Central Europeu (BCE) está preparando um plano de infusão de 1 trilhão de euros para a zona do euro antes de importantes reuniões marcadas para esta semana sobre a crise de dívida do bloco, segundo informações do jornal Sunday Times.

Na Folha:

>> Dólar tem leve queda, enquanto investidor aguarda reuniões na Europa

O dólar registra ligeira baixa ante o real nesta segunda-feira, enquanto os investidores aguardam notícias referentes à crise das dívidas soberanas na zona do euro. A expectativa é de que novas soluções sejam apontadas e os negócios refletem certo otimismo dos agentes. A semana começa com uma conversa entre a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, em Paris, e termina com o encontro da União Europeia em Bruxelas no dia 9.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário