Grãos: Banco Mundial projeta preços em alta até 2015

Publicado em 31/07/2012 15:50 e atualizado em 31/07/2012 16:33
Uma previsão do Banco Mundial divulgada nesta terça-feira (31) aponta os preços dos grãos em alta até 2015. De acordo com a instituição, essa tendência altista -- que deve se estender por mais três anos -- reflete as perdas registradas ao redor do mundo por conta de condições climáticas adversas. A instituição aponta a necessidade de algumas medidas emergenciais para tentar conter esse avanço. 

Em nota, o Banco afirma que as previsões para as safras, neste momento, não indicam uma falta preocupante dos principais grãos. Entretanto, os estoques são bastante ajustados e a produção ainda depende muito do andamento do clima mundial, o que traz bastante volatilidade ao mercado. 

Atualmente, a população de regiões menos favorecidas gastam aproximadamente dois/terços de sua renda com alimentação e é preciso evitar que essa parcela das pessoas sinta esse impacto da alta dos preços. 

Os grãos são quem lidera as altas no mercado internacional. Desde o meio de junho, segundo números do Banco Mundial, o trigo já subiu 50%, o milho 45 e a soja 30%. Desde o final do ano passado, a oleaginosa já registra uma valorização de 60%.  

Nos casos dos grãos, principalmente, a restrição da oferta à que está sendo atribuída essa forte alta das cotações é reflexo direto da seca que assola importantes países produtores. A seca e o calor intenso castigam os Estados Unidos, a Rússia, o Casaquistão e a Ucrânia. Na Índia, as chuvas de monção estão menores e na EUropa, as precipitações excessivas castigam as lavouras. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário