Frete: valores elevados tendem a pressionar custos dos principais insumos agrícolas

Publicado em 05/02/2013 11:02
De acordo com o diretor técnico da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e presidente da Câmara Temática de Insumos Agropecuários, vinculada o Ministério da Agricultura, Luiz Antônio Pinazza, a elevação nos preços do óleo diesel anunciada pelo Governo Federal na semana anterior, juntamente com a nova Lei do Caminhoneiro, são fatores que tendem a pressionar os custos dos principais insumos agropecuários em 2013. A afirmação foi dita durante a primeira reunião da câmara realizada nesta segunda-feira (4).

Dados preliminares apontam que o desempenho das indústrias de insumos segue o desenvolvimento da produção agropecuária do Brasil. Ao longo de 2012, o setor de fertilizantes registrou entregas recordes, cerca de 30 milhões de toneladas. Por outro lado, o de defensivos agrícolas apresentou um faturamento em torno de R$ 17 bilhões. 

Ainda segundo o diretor, a questão logística no país permanece sendo o principal obstáculo para o agronegócio brasileiro, haja vista que a produção de grão aumentou expressivamente durante os últimos anos, no entanto, a infraestrutura de escoamento da safra continua a mesma. E para cumprir a nova Lei dos Caminhoneiros, que prevê o repouso dos caminhoneiros a cada 4 horas de viagem e descanso de 11 horas ao fim da jornada de trabalho, será necessária a contratação de mais de 50 mil motoristas pelas empresas transportadoras. 

Além disso, a expectativa é que com a elevação na produção de grãos nesta temporada seja necessária a contratação de mais de 20 mil caminhões, entretanto, no ano passado o licenciamento de veículos novos apontou uma queda de 30% em comparação com o ano anterior. Já o preço do frete que apresentou uma valorização expressiva nos últimos meses devido à demanda aquecida, pode ultrapassar 50% do valor registrado em 2011 em algumas regiões produtoras, conforme indicam alguns estudos.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário