Começa pesquisa sobre efeitos da chuva na produção de grãos e cana

Publicado em 19/02/2013 17:36 255 exibições
Os técnicos da área de Informação do Agronegócio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) começaram hoje a fazer o estudo do 6º levantamento da safra de grãos 2012/2013. Eles estão contatando os principais setores ligados à produção agrícola e verificando os efeitos climáticos sobre as culturas de verão.

O estágio atual de algumas culturas da região Centro-Sul variam entre o início da colheita,  a floração e formação de grãos, a exemplo da soja. Já no Nordeste, os técnicos que atuam nas superintendências regionais vão a campo para verificar a situação agropecuária do semiárido que inclui cana-de-açúcar e grãos.

Eles querem saber, por exemplo, o calendário das chuvas, a situação das pastagens, a distribuição do milho em termos de preço e quantidade, além da disponibilidade de água nos açudes, barragens e rios e as perspectivas para a safra 2012/13.  O resultado dos grãos sai no 6º levantamento no próximo dia 7 e o de cana, no 1º levantamento, em abril.

Situação diferente vive a região do Matopiba (formada por áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) que não sofreu tanto com a falta de chuvas e segue o mesmo padrão da pesquisa realizada para a safra dos estados do Centro-Sul.
Tags:
Fonte:
Conab

0 comentário