Produtores que deixaram a Suiá Missú têm bens bloqueados pela justiça

Publicado em 01/03/2013 14:05
Produtores que deixaram a gleba Suiá Missú, em Mato Grosso, agora têm bens bloqueados pela justiça para cumprimento provisório de sentença de reparação de danos ambientais. 

De acordo com o produtor rural, Naves José Bispo - que perdeu 800 hectares na desocupação - não há decisão da justiça sobre valores a serem pagos por danos ambientais e a cobrança ocorre de forma aleatória, mesmo sem a citação dos envolvidos no processo. Bens como automóveis, contas bancárias e maquinário agrícola já estão bloqueados. 

A origem das multas, segundo Bispo ocorreu em 2011 quando agentes do Ibama visitaram propriedades no local para uma possível regularização fundiária e troca de áreas da gleba por outras áreas no Estado. A alternativa aos produtores, no entanto, não foi concretizada e os dados recolhidos na visita foram utilizados para aplicação das multas. 

A desocupação dos 165 mil hectares que compõem a gleba Suiá Missú teve início em dezembro do ano passado. Mais de 7 mil famílias deixaram a área. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • gerd hans schurt Cidade Gaúcha - PR

    Precisamos saber para onde foram essas 7 mil familias desalojadas da gleba Suiá Missú. O que estão fazendo as entidades representativas? Certamente ainda vão cobrar a contribuição sindical compulsória. Fala Katia Abreu, voce está com a palavra......

    0
  • isaac comelli Aral Moreira - MS

    Nao queria mais falar, desta pouca vergonha,que essas,politica da funai fêz, manipulada por ongs internanionais.Que democracia e esta, muito mais pior que ditadura.Em tempo de ditadura nao se via estas coisas .Pobre destes agriculores!!!alem de perderem tudo ainda sao prosessados...Que ferida ficou para esses que nao tem para onde ir!!!E mais... e o tal do deputado e o senador,bom esses nao estao nem aí ne sao só 7 mil familhas tem poucos votos mesmo, e depois estao la no fim do mundo,o ano que vem ja esqueceram tudo mesmo, é isso que pensam, o eu estou errado.creio que minha mentalidade esta boa,ainda,e a maioria pensa assim.

    0