Dep. Nilson Leitão (PSDB/MT) assume presidência de subcomissão que discutirá demarcação de terras indígenas

Publicado em 26/04/2013 11:31

O líder da Minoria na Câmara, deputado Nilson Leitão (MT), foi escolhido para presidir a Subcomissão de Demarcação de Terras Indígenas, grupo parlamentar criado dentro da Comissão de Integração Nacional para tratar do tema e propor soluções para o impasse entre produtores rurais e índios. O nome do tucano foi fruto de consenso durante reunião do colegiado.

A subcomissão foi criada após polêmicas em relação à PEC que trata da demarcação de reservas. Na semana passada, um grupo de indígenas protestou no Congresso e a ordem do dia chegou a ser suspensa. Há um clima de insegurança em estados como Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pará devido aos embates entre índios e produtores rurais que se sentem prejudicados pela forma com que a Funai tem destinado terras às populações indígenas.

“A Funai vem cometendo alguns erros. A fundação tem sido arbitrária e não participa de debates ou audiências públicas”, reclama Leitão. O tucano afirma que o Brasil precisa proteger e cuidar dos índios, mas destaca que não pode haver detrimento de outros setores da sociedade, como tem ocorrido. “A Funai trabalha de maneira unilateral”, aponta.

No cronograma da subcomissão, a primeira reunião é exatamente com a Funai, no dia 7 de maio, para que a fundação preste esclarecimentos sobre os critérios utilizados para as demarcações. “Essa comissão vai mostrar que há muita coisa errada e que os índios não estão sendo beneficiados, mas sim usados em prol de interesses alheios”, destaca o deputado.

O parlamentar afirma que irá trabalhar de maneira imparcial, diferente de como tem agido o governo federal e a Funai, ao impedir o debate com os representantes do setor rural. “Vamos trazer à tona o porquê dessa voracidade e de toda essa vontade de criar verdadeiros continentes dentro do Brasil, já que há estados inteiros sendo demarcados”, disse.

Clique aqui para ampliar!

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Ascom

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário