Governo continua entrega de sementes para agricultores do Sertão

Publicado em 02/05/2013 08:13
Esta semana, os agricultores do Sertão alagoano renovam as esperanças com a chegada das chuvas, mas, principalmente, com as sementes, que estão sendo entregues por meio do Programa Sementes, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), dentro do programa Alagoas Tem Pressa. Nesta quarta-feira (1º), foi a vez dos municípios de São José da Lage e Novo Lino receberem os grãos e buscarem sanar os prejuízos causados pela estiagem.

Na segunda-feira (29), os municípios de São José da Tapera e Delmiro Gouveia já foram beneficiados com a ação. Em todos os 102 municípios, 850 toneladas de sementes de feijão, milho, arroz, algodão, mamona e sorgo serão repassadas para mais de 70 mil agricultores familiares.

Para o gestor municipal da Cooperativa de Agricultores Familiares de Inhapí, Gerônimo Matos Ferreira, este é o primeiro passo e o incentivo para recomeçar. “Este é um projeto muito importante do Estado e que faz toda a diferença na nossa vida, porque nos dá a oportunidade de sobreviver. Tivemos uma perda de 75% de tudo o que havíamos plantado, com a falta de chuva. Agora podemos correr atrás do prejuízo”, destacou o agricultor.

De acordo com o superintendente da Agricultura Familiar da Seagri, Luciano Barros, o Estado e as prefeituras estão em parceria nesta mobilização para entrega das sementes. “Este é um programa que reaviva a esperança de milhares de famílias que perderam muito neste período de estiagem e não podemos perder mais tempo de oferecer a eles a oportunidade de recomeçar. A chuva está aí e temos que colocar semente no chão para que eles colham melhores resultados e tenham mais dignidade”, explicou Luciano.

O objetivo do programa é garantir aos pequenos produtores a safra de 2013, a produção de alimento e a geração de ocupação e renda no campo.

De acordo com o prefeito em exercício de Delmiro Gouveia, Erivaldo Bezerra Sandes, o Governo tem sido um grande parceiro para os agricultores do Sertão. “O Governo sempre está presente na hora que precisamos, seja com a entrega de equipamentos, de aves, seja com a água, enfim, sempre desenvolvendo projetos que realizam os nossos sonhos como é um exemplo do Canal do Sertão”, citou o prefeito.

No dia 3 de maio, Palmeira dos índios, Cajueiro e Capela também recebem as sementes. No sábado (4), serão beneficiados os municípios de Pão de Açúcar, Traipu e Tanque D’Arca. Ao todo, serão investidos R$ 7,7 milhões com sementes, entre outras ações, para produção de forragem e outros grãos, para alimentação animal e humana, além de ações de assistência técnica rural, estruturação e logística para dar o suporte necessário aos agricultores alagoanos.

As prefeituras ou entidades do Sertão que já tiverem os Termos de Doação devem procurar o armazém da Seagri, em Santana do Ipanema, para fazer a retirada das sementes. Aquelas que ainda não têm devem procurar os escritórios da Emater/Seagri para fazer a retirada do Termo de Doação. Mais informações pelo telefone (82) 3315-3672, das 8h às 14h.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Alagoas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário