Banco Central faz novo leilão para tentar frear alta do dólar

Publicado em 10/06/2013 15:39
É a quarta vez desde 31 de maio que o BC atua para conter subida da moeda americana... na veja.com.br

Nesta segunda-feira, o Banco Central precisou atual novamente para frear a alta do dólar. O BC vendeu mais 21,5 mil contratos de swap cambial com dois vencimentos em leilão realizado no início da tarde. Foram 11,5 mil contratos com vencimento em 01/07/2013 e 11 mil com prazo final em 01/08/2013. O swap cambial é uma operação que equivale à venda de dólares no mercado futuro e é usado como instrumento para moderar a disparada da moeda americana.

No caso dos papéis que vencem em julho, a operação equivale a 571,5 milhões de dólares e nos de agosto, a 546 milhões de dólares, atingindo um total de aproximadamente de 1,118 bilhão de dólares.

Esta é a quarta vez que o BC entra no mercado desde o dia 31 de maio. Nas duas primeiras intervenções, a autoridade monetária vendeu 2,252 bilhões de dólares em leilões de swap cambial. 

Leia também:
Governo tenta - e consegue - iniciar círculo vicioso na economia
Governo volta atrás: quer atrair mais dólares, sem desvalorizar o real
Governo reduz IOF para frear subida do dólar

A intenção do BC é impedir a disparada da moeda americana, que está com tendência de alta na maior parte dos mercados, devido à mudança da política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e à melhora da perspectiva de rating dos Estados Unidos, anunciada na manhã desta segunda pela Standard & Poor's. A busca por dólares no mercado internacional fez com que a moeda americana alcançasse a máxima de 2,153 reais às 14 horas (horário de Brasília), em alta de 0,53%. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
veja.com.br

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário