Ministérios reúnem-se para viabilizar a regularização ambiental

Publicado em 12/08/2013 11:53
417 exibições
Encontro entre Ministérios e Asbraer discute a operacionalização do Cadastro Ambiental Rural

Reuniram-se na última quinta-feira, 08 de agosto, em Brasília, representantes dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Meio Ambiente (MMA) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), além da diretoria da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) para discutir a viabilidade operacional da implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), uma medida que visa a regularização ambiental das mais de 5,2 milhões  propriedades rurais em todo o Brasil.

O CAR é um dos instrumentos do Programa de Recuperação Ambiental (PRA), um conjunto de ações e iniciativas a serem desenvolvidas por proprietários e posseiros rurais com o objetivo de adequar e promover a regularização ambiental. Surge como uma oportunidade de estreitamento de relações entre os Ministérios da Agricultura e o do Meio Ambiente, prevendo um acordo de cooperação e parceria entre os dois ministérios na fiscalização das Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal.

A reunião teve como pauta a criação de encontros regionais específicos para capacitação de 81 técnicos multiplicadores em todo o país, que levarão para seus estados e regiões o conhecimento técnico necessário para a implementação e operacionalização do Cadastro. O prazo, após a implantação do sistema, é de dois anos para a inclusão de todas as propriedades ao CAR.

Tags:
Fonte: Mapa

0 comentário