Associtrus lanca Manifesto da Laranja com medidas urgentes para o setor

Publicado em 18/08/2013 09:43
 

Reunidos na tarde desta sexta-feira (16/8), no anfiteatro do Centro Univeristário Unifafibe, em Bebedouro, mais de duzentos citricultores participaram do Encontro “Citricultura do Estado de São Paulo: Estrutura e Conjuntura”, promovido pela Associtrus, e assinaram o “Manifesto da Laranja”, documento onde estão descritas as principais reivindicações a curto, médio e longo prazos, extremamente necessárias para a manutenção do setor produtivo.

Há décadas, os produtores se vêem obrigados a abandonar os pomares por conta da verticalização da produção pelas indústrias de suco de laranja e, consequente, os baixos preços pagos pela fruta.A omissão dos governos (federal, estadual e municipais) gera uma brutal transferência de renda para as indústrias, aumentando as distorções no setor.

O Manifesto objetiva expressar às autoridades públicas constituídas e à sociedade organizada em geral as condições aviltantes que enfrentam os citricultores, bem como reivindicar aos poderes públicos, em todos os segmentos, medidas de apoio para o resgate da citricultura.

Algumas medidas urgentes que constam do Manifesto da Laranja: 

renegociação de dívidas (securitização), inclusão da laranja na política de preço mínimo e nos leilões de PEPRO; inserção de suco de laranja em programas governamentais; aumentar o percentual de suco de laranja para os néctares, no país; redução de impostos; melhoria do ambiente de negócios, com maior transparência de informações como consumo, estimativa de safra etc.; fortalecimento da representatividade dos citricultores independes nas negociações do Consecitrus e construção conjunta do modelo final para restabelecer o equilibrío na cadeia; investimento em marketing para promover o aumento do consumo de suco de laranja; entre outras. 

São vitais ações de curto prazo para permitir que o citricultor independente mantenha-se competitivo e recupere-se da crise de rentabilidade das últimas temporadas. Além disso, são importantes medidas de médio prazo para melhorar o ambiente de negócios e a competitividade do produtor e medidas de longo prazo como o fortalecimento da defesa fitossanitária e a demanda doméstica pelo suco de laranja.

Os citricultores e colaboradores que assinaram o manifesto solicitam a adoção de medidas que solucionem os problemas que assolam a citricultura, pois sem a imediata implementação de referidas medidas, o setor, em curtíssimo espaço de tempo, se resumirá à produção exclusiva da indústria, caminhado, a passos largos, em direção à bancarrota.

O Encontro contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas os deputados federais Edinho Araújo (PMDB-SP) e Mendes Thame (PSDB-SP); o prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão; o represetante da Secretaria de Agricultura de São Paulo, Orlando Melo de Castro; representantes de Sindicatos Rurais; da Comissão de Agricultura da Faesp (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo); da Feraesp (Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado de São Paulo); e da Amcisp (Associação dos Municípios Citrícolas de São Paulo).

O senador Eduardo Suplicy demonstrou seu apoio aos citricultores através de pronunciamento na tribuma do Senado Federal, no último dia 14 de agosto. Na oportunidade, Suplicy se comprometeu a assinar o Manifesto, que serviu para mostrar que a insatisfação ultrapassou o limite e ações concretas e urgentes precisam ser tomadas. 

Para o presidente da Associtrus, Flávio Viegas, o caminho para conseguir o apoio das autoridades é a organização dos produtores nas associações. “Estou muito satisfeito com a presença de mais de duzentos produtores no Encontro e isto demonstra o quanto precisamos unir forças para nos fazer ouvir pelos representantes dos governos constituídos. O próximo passo é irmos a Brasília para entregarmos este Manifesto ao ministro da Agricultura”, finaliza Flávio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Associtrus

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário