Grãos: Produção brasileira deve somar 192,58 mi de ton em 2013/14

Publicado em 30/08/2013 08:56

A produção brasileira de cereais e oleaginosas deverá totalizar 192,58 milhões de toneladas na temporada 2013/14, com aumento de 2% sobre o total colhido em 2012/13, de 189,232 milhões de toneladas. A projeção faz parte do mais recente levantamento de SAFRAS & Mercado.
 
        SAFRAS projeta uma retração de 3% na produção de cereais, somando 101,286 milhões de toneladas, contra 104,484 milhões da temporada anterior. Destaque para o crescimento de 18% na safra de trigo. A safra de arroz deverá crescer 1%, enquanto a produção de milho poderá cair 5%.
 
        Para as oleaginosas, há a previsão de um aumento de 8%, com a produção passando de 84,748 milhões para 91,294 milhões de toneladas. O destaque é a alta de 7% na safra de soja, que totalizaria 88,172 milhões de toneladas.
 
        Segundo o analista associado de SAFRAS & Mercado, Flávio França Júnior, grande parte dessa melhor sinalização vem pela combinação de preços médios parciais melhores em algumas culturas importantes, como o trigo, o algodão, o arroz e o feijão. E mesmo a soja, que tem preços médios mais baixos, ainda mostra valores elevados e bem acima da média. Portanto, recuo mesmo, só no milho.
 
        No lado da produtividade o sentimento é também positivo, acompanhando o novo aumento esperado na utilização de insumos, com destaque para os fertilizantes, calcário, defensivo e sementes, com avanços que devem oscilar de 4 a 6%.
 
        E mesmo pelo lado do clima, apesar de todas as incertezas inerentes ao processo, o sentimento é mais positivo do que negativo, caso de confirmem os prognósticos de neutralidade climática para a temporada. 
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Safras & Mercado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário