Área de agricultura ocupa apenas 0,1% da Amazônia

Publicado em 06/09/2013 12:50
A agricultura anual não é um fator determinante no desflorestamento da Amazônia

Segundo dados do projeto Terra Class 2011, somente 0,1% é área com agricultura do total de mais 4,2 milhões de quilômetros quadrados da Amazônia no Brasil, área correspondente a 49% do território nacional. “A agricultura anual não é um fator determinante no desflorestamento da Amazônia, uma vez que a atividade tem ocupado taxas muito pequenas nos estudos levantados a partir de 2008 das áreas desflorestadas”, disse o coordenador técnico da Embrapa Informática Agropecuária, Alexandre Coutinho.

O bioma é muitas vezes confundido com a chamada Amazônia Legal, que é uma divisão feita pelo governo para fins administrativos e de planejamento econômico. Ela engloba os mesmos estados brasileiros do bioma (Amazonas, Pará, Mato Grosso, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Tocantins e Maranhão), porém sua extensão é maior, 5,2 milhões de km², pela definição ser baseada em floresta. Sua área representa cerca de 60% do território nacional e, desses, 82,2% é de vegetação nativa preservada. Ou seja, mesmo o Brasil sendo o maior produtor de grãos, os produtores mato-grossenses respeitam a legislação ambiental mais rigorosa.

No Brasil toda propriedade rural deve preservar de 20% a 80% de vegetação nativa como reserva legal, dependendo do bioma. Na Argentina, por exemplo, apenas 1,2% do território nacional é preservado. Por aqui, devido ao uso de alta tecnologia, plantio direto, práticas sustentáveis, dentre outros, em 50 anos a produção de grãos cresceu três vezes em área e 10 vezes em volume, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). E diante da eficiência dos produtores brasileiros, usa-se menos de 4% das terras nacionais para produção de soja do 4º maior produtor de cereais e oleaginosas.

O projeto Terra Class é desenvolvido desde 2008 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais  (INPE) e faz o levantamento de informações de uso e cobertura da terra na Amazônia.

A Aprosoja incentiva a preservação da Amazônia, pois é a maior reserva natural do planeta e proporciona o equilíbrio ambiental do mundo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja MS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário