Alerta de nova greve agrícola na Colômbia

Publicado em 11/11/2013 14:56

A Mesa Setorial de Dignidade Agropecuária anunciou uma marcha para o dia 3 de dezembro, em protesto pacífico contra o que considera falta de ação vinda do Governo para o setor.

Os camponeses que lideraram a última greve nacional estão furiosos com o Governo. Não só disseram que o governo não cumpriu os acordos que foram firmados no último protesto, mas também que o governo favorece o "mal falado Pacto Agrário e a mega-mineração".

Assim deixaram claro na comunicação oficial da Mesa Setorial de Dignidade Agropecuária Colombiana, na qual destacaram que "o Governo segue não cumprindo compromissos com os camponeses" e, em uma página de texto, detalham que, dois meses depois de firmar o acordo de Tunja, já são duas as ocasiões nas quais os representantes do Executivo "deixam plantados" os líderes da organização agrária.

Uma reunião realizada no dia 7 de novembro, na qual deveriam estar presentes ministros do Interior, Ambiente, Minas e Agricultura não foi realizada como o acordado, já que só estiveram presentes técnicos e funcionários sem poder de decisão.

"Estamos convidando as diferentes comunidades camponesas, indígenas, afros, entre outras, assim como os setores da sociedade civil em geral, para que nos apoiem e acompanhem", dizem os camponeses, em comunicado.

O Ministro da Agricultura, Rubén Darío Lizarralde, disse, no entanto, que o Governo está cumprindo seu papel, não somente com auxílios, mas também com ações.

Com informações do America Economia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário