Ex-ministro diz que produção mundial de alimentos não acompanha a demanda

Publicado em 21/11/2013 07:33

 A fome é uma ameaça cada vez mais presente: a oferta de alimentos no mundo não tem acompanhado a demanda que resulta do crescimento da população e também do aumento do seu poder de compra. 
Há 12 anos, os estoques globais eram suficientes para alimentar o planeta por 107 dias. Hoje, os volumes disponíveis só garantem 65 dias, o que é preocupante sob o ponto de vista da segurança alimentar. 

O alerta foi feito pelo ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues na noite de segunda-feira, em Maringá, durante o Fórum Nacional de Agronegócios promovido pela Rádio CBN. Realizado no recinto de leilões do Parque de Exposições da cidade, o evento contou com a participação de cerca de 400 convidados. 

Segundo Rodrigues, que falou sobre o papel do cooperativismo no futuro do agronegócio, até 2020 o mundo terá que ampliar em 20% a produção de comida para dar conta da demanda que vem, em parte, do rápido processo de urbanização de nações muito populosas, como China e Índia. A evolução da renda per capita tem sido de 1,8% e 6% em média, respectivamente, nos países desenvolvidos e emergentes. Como consequência, o consumo cresce mais nesses últimos. 

O ex-ministro, que foi nomeado em 2012 embaixador especial do cooperativismo mundial junto à FAO, disse que o Brasil poderá atender 40% dessa expansão. 

“Temos tecnologias prontas, produtores eficientes, terra e água”, assinalou, lembrando que em pouco mais de duas décadas, os produtores brasileiros ampliaram em 220% a produção de alimentos, para um aumento de apenas 40% em área cultivada. Em 1991, a safra nacional de grãos, colhida em 38 milhões de hectares, não passava de 58 milhões de toneladas. Na temporada 2013/14, com 53 milhões de hectares plantados, a projeção é colher 196 milhões de toneladas. 

Leia a notícia na íntegra no site do Diário do Noroeste.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Diário do Noroeste

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário