Mercado: Petrobras e eleições impulsionam alta do Ibovespa — que fecha no maior nível do ano

Publicado em 15/07/2014 03:49

Investidores se anteciparam à divulgação de pesquisas eleitorais nesta semana e levaram o principal índice da BM&FBovespa ao maior nível de 2014 nesta segunda-feira, sob impulso de Petrobras, também favorecida por relatório do Goldman Sachs.

O Ibovespa subiu 1,75%, a 55.743 pontos, maior nível de fechamento desde 22 de outubro de 2013. O giro do pregão foi de 8,49 bilhões de reais, inflado por leilão de ações do Grupo Pão de Açúcar que movimentou 1,19 bilhão de reais.

Com o fim da Copa do Mundo, o mercado aguarda pesquisas Sensus e Datafolha para verificar se houve impacto do fracasso da seleção brasileira no sentimento do eleitor. A associação entre o vexame do Brasil na Copa e o governo Dilma foi tema de discussões no Palácio do Planalto na semana passada. O PT teme que o desempenho ruim do time possa acentuar o sentimento de insatisfação popular.

Reportagem de VEJA desta semana mostra que houve, de fato, piora no humor do eleitorapós a derrota para a Alemanha. Os levantamentos serão divulgados a partir de terça-feira. "A eliminação do Brasil da Copa do Mundo irá trazer a atenção de volta para a eleição e o risco de queda de apoio para (a presidente Dilma) Rousseff por conta do crescimento econômico ainda fraco", disse Siobhan Morden, diretor de estratégia para a América Latina no banco de investimentos Jefferies.

Leia também:
A 'Copa das Copas' e o 'pior pesadelo' de Dilma
Petrobras e russa Rosneft assinam acordo para tentar escoar gás da Amazônia

Eletrobras e Petrobras, que costumam reagir a expectativas eleitorais, ficaram entre as maiores altas desta segunda. Além disso, o Goldman Sachs colocou Petrobras na lista de destaque da América Latina, mantendo recomendação de "compra" e citando uma relação atrativa entre risco e retorno das ações nos níveis atuais. O banco elevou preço-alvo das ações preferenciais e das ordinárias.

O cenário externo mais tranquilo também fortaleceu o índice. "Ainda há tensão com a situação do português Banco Espírito Santo, mas o cenário está mais calmo", disse o estrategista da Fator Corretora, Paulo Gala.

As ações da Embraer subiram 3,28%, após a empresa divulgar sua carteira de pedidos no segundo trimestre, que recebeu encomenda de 50 jatos 175 E-2 da Trans States Holdings, dos EUA. Vale subiu após o minério de ferro no mercado à vista da China atingir sua máxima de sete semanas com a expectativa de uma demanda mais firme no país.

No outra ponta, o Grupo Pão de Açúcar caiu, após leilão na Bovespa em que a família Diniz, fundadora do grupo, vendeu ações da varejista. O leilão, que envolvia inicialmente 5 milhões de ações preferenciais, teve a venda de 11.496.500 ações ao preço de 103,58 reais cada.

(Com Reuters)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
estadao + veja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário