Mercado: Petrobras e eleições impulsionam alta do Ibovespa — que fecha no maior nível do ano

Publicado em 15/07/2014 03:49 253 exibições

Investidores se anteciparam à divulgação de pesquisas eleitorais nesta semana e levaram o principal índice da BM&FBovespa ao maior nível de 2014 nesta segunda-feira, sob impulso de Petrobras, também favorecida por relatório do Goldman Sachs.

O Ibovespa subiu 1,75%, a 55.743 pontos, maior nível de fechamento desde 22 de outubro de 2013. O giro do pregão foi de 8,49 bilhões de reais, inflado por leilão de ações do Grupo Pão de Açúcar que movimentou 1,19 bilhão de reais.

Com o fim da Copa do Mundo, o mercado aguarda pesquisas Sensus e Datafolha para verificar se houve impacto do fracasso da seleção brasileira no sentimento do eleitor. A associação entre o vexame do Brasil na Copa e o governo Dilma foi tema de discussões no Palácio do Planalto na semana passada. O PT teme que o desempenho ruim do time possa acentuar o sentimento de insatisfação popular.

Reportagem de VEJA desta semana mostra que houve, de fato, piora no humor do eleitorapós a derrota para a Alemanha. Os levantamentos serão divulgados a partir de terça-feira. "A eliminação do Brasil da Copa do Mundo irá trazer a atenção de volta para a eleição e o risco de queda de apoio para (a presidente Dilma) Rousseff por conta do crescimento econômico ainda fraco", disse Siobhan Morden, diretor de estratégia para a América Latina no banco de investimentos Jefferies.

Leia também:
A 'Copa das Copas' e o 'pior pesadelo' de Dilma
Petrobras e russa Rosneft assinam acordo para tentar escoar gás da Amazônia

Eletrobras e Petrobras, que costumam reagir a expectativas eleitorais, ficaram entre as maiores altas desta segunda. Além disso, o Goldman Sachs colocou Petrobras na lista de destaque da América Latina, mantendo recomendação de "compra" e citando uma relação atrativa entre risco e retorno das ações nos níveis atuais. O banco elevou preço-alvo das ações preferenciais e das ordinárias.

O cenário externo mais tranquilo também fortaleceu o índice. "Ainda há tensão com a situação do português Banco Espírito Santo, mas o cenário está mais calmo", disse o estrategista da Fator Corretora, Paulo Gala.

As ações da Embraer subiram 3,28%, após a empresa divulgar sua carteira de pedidos no segundo trimestre, que recebeu encomenda de 50 jatos 175 E-2 da Trans States Holdings, dos EUA. Vale subiu após o minério de ferro no mercado à vista da China atingir sua máxima de sete semanas com a expectativa de uma demanda mais firme no país.

No outra ponta, o Grupo Pão de Açúcar caiu, após leilão na Bovespa em que a família Diniz, fundadora do grupo, vendeu ações da varejista. O leilão, que envolvia inicialmente 5 milhões de ações preferenciais, teve a venda de 11.496.500 ações ao preço de 103,58 reais cada.

(Com Reuters)

Tags:
Fonte:
estadao + veja

0 comentário