EUA 14/15: Produtividade de soja e milho acima do esperado no Corn Belt

Publicado em 20/08/2014 11:59

A publicação norte-americana Pro Farmer realiza todos os anos o Crop Tour pelo Meio-Oeste dos Estados Unidos atualizando informações sobre o desenvolvimento da nova safra norte-americana de grãos. Nesta temporada, o que pôde ser observado até o momento são lavouras de excelente qualidade, tanto para soja quanto para milho, e números de produtividade que devem bater o recorde em ambas as culturas. Os primeiros estados visitados foram Ohio e Dakota do Sul. 

Em Ohio, a média de produtividade estimada para o milho ficou em 192,75 sacas por hectare, bem acima da média registrada para o estado nos últimos três anos - de 154,67 sacas/ha. A contagem de vagens de soja em um espaço de 3 x 3 pés ficou em 1.342,42 vagens. Já em Dakota do Sul, o rendimento médio estimado para o milho ficou em 161,62 sacas por hectare e a contagem de vagens em 1057,80 vagens no espaço de 3x3 pés.  

No segundo dia, o Crop Tour chegou a Indiana e Nebraska. Em Indiana, a produtividade média está projetada em 195,82 sacas por hectare, contra 149,47 da média dos últimos três anos e 177,12 registrada em 2013. A última estimativa do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) para o estado foi de 187,32 sacas/hectare. No mesmo estado, foram contabilizadas 1.220,79 vagens / 3x3 pés. Sobre Nebraska, o Crop Tour apontou a produtividade do cereal entre 173,37 sacas por hectare, contra 163,95 sacas da temporada anterior. 

O Crop Tour Pro Farmer segue agora para os estados de Iowa e Illinois, os mais importantes na produção de soja e milho dos Estados Unidos. O Notícias Agrícolas continua acompanhando essas informações e atualizando os dados a medida em que forem divulgados.  

Direto do Corn Belt

A nova safra de soja e milho dos Estados Unidos se desenvolve muito bem nesta temporada 2014/15. Direto do Corn Belt, no Meio-Oeste americano, principal região produtora de grãos do país, o consultor de mercado Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting, relatou um cenário de lavouras de excelente qualidade e alta produtividade. A atual fase é a de enchimento de grãos e o clima tem favorecido o bom desenvolvimento das plantações.  

"Os indicativos de uma grande safra americana estão se confirmando. Em todos os quilômetros que já percorremos aqui no Meio-Oeste americano as lavouras que vimos estão muito boas", disse Brandalizze, de Champaing, no estado de Illinois.

Assim, a safra de grãos dos EUA caminha para atender os últimos números estimados pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) tanto para a soja - em mais de 103 milhões de toneladas, número que poderia ser superado, segundo produtores locais e atingir as 105 milhões de toneladas - e algo entre 350 e 360 milhões de toneladas para o milho, com uma produtividade para o cereal acima das 211,67 sacas por hectare (200 bushels por acre).  

O único problema climático pelo qual poderiam passar os agricultores norte-americanos a esta altura seria a ocorrência de geadas precoces, principalmente nas lavouras plantadas um pouco mais tarde. "Se essas geadas não vierem, essa será uma safra cheia, não tem mais volta. Algumas áreas ficaram de quatro a cinco semanas sem chuvas, mas os bons níveis de umidade do solo compensaram essas condições.  Os produtores não devem nem mesmo enfrentar problemas no momento da colheita, eles investiram muito em tecnologia e têm maquinários novos, ou seja, estão preparados para colher esta safra muito rapidamente", disse Brandalizze. 

Abaixo, veja algumas imagens enviadas por Vlamir Brandalizze direto do Meio-Oeste americano:

Safra EUA 2014/15 - 1

Safra EUA 2014/15 - 2

Safra EUA 2014/15 - 3

Safra EUA 2014/15 - 4

Com informações site oficial do Crop Tour Pro Farmer.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário