Mais de 40% das áreas agrícolas da China estão degradadas, diz Xinhua

Publicado em 05/11/2014 07:36

LOGO REUTERS (16408)

Por Dominique Patton

PEQUIM (Reuters) - Mais de 40 por cento das terras agricultáveis da China estão em processo de degradação, disse a agência de notícias oficial Xinhua, o que reduz a capacidade de produção de alimentos no país mais populoso do mundo.

O solo escuro e fértil da província de Heilongjiang, no norte do país, que compõe o cinturão de alimentos chinês, está ficando mais fino, enquanto as áreas agrícolas do sul da China sofre com acidificação, disse a reportagem, citando estatísticas do ministério da Agricultura.

Terras degradadas tipicamente incluem solo com fertilidade reduzida, erosões, mudança de acidez e efeitos de mudanças climáticas, além de danos causados por poluentes.

O governo chinês está cada vez mais preocupado com sua oferta de alimentos, depois de anos de rápida industrialização que resultaram em poluição generalizada de rios e áreas de plantio.

O país, que precisa alimentar quase 1,4 bilhão de pessoas, já traçou planos para enfrentar a poluição do solo, que afeta cerca de 3,3 milhões de hectares.

Mas à medida que salários maiores colocam pressão sobre os recursos do país para uma produção de mais comida e de maior qualidade, também é necessário enfrentar o problema do solo degradado, disse a Xinhua.

O Ministério da Agricultura quer criar 53 milhões de hectares de lavouras conectadas até 2020, o que permitiria enfrentar melhor secas e enchentes, disse a agência. Fazendas maiores são mais favoráveis para irrigação e outras práticas de cultivo modernas.

O governo chinês prepara uma nova lei para enfrentar estas questões, mas ela não deve estar pronta até 2017.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário