Aprosoja discute implantação de Centro de Excelência de Proteínas e Fibras em Mato Grosso

Publicado em 10/03/2015 16:53

Reunião une representantes de entidades e governo estadual e universidade holandesa

A implantação de um Centro de Excelência de Proteínas e Fibras em Mato Grosso foi o tema de uma reunião na manhã desta terça (10), em Cuiabá. A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (FAMATO) convidaram a Universidade de Wageningen, da Holanda, para apresentar o projeto já implantado no Chile. “É uma conversa inicial sobre as potencialidades do Estado e como podemos agregar valor aos produtos produzidos aqui”, diz Ricardo Arioli, ex-vice-presidente da Aprosoja e atual consultor da entidade.

Peter Zuurbier, representante da universidade holandesa, explica que o projeto no Chile iniciou em 2008 demandado pelo governo federal, que buscava agregar valor à produção do país. “O governo chileno decidiu implantar centros de excelência em diversos setores, como mineração, medicina, informática e agroindústria”, conta. Para isto, se uniu à Universidade de Wageningen, universidades locais, institutos de pesquisa e empresas privadas para formatar um plano de negócios.

Da teoria à prática, foram quatro anos de trabalho que resultaram em um documento de 800 páginas. “O processo não foi fácil, pois foi preciso instigar a parceria dos pesquisadores e frear a pressa das empresas privadas, que trabalham com resultados de curto prazo”, diz Zuurbier. Por ser um projeto de resultados em longo prazo, a preocupação dos presentes foi sobre a sustentabilidade do trabalho através de diferentes mandatos estaduais.

Como exemplo das ações do projeto, Zuurbier citou a pesquisa de formas para preservar os produtos (frutas, verduras e hortaliças) frescos por mais tempo para a venda a mercados consumidores. Também a pesquisa que levou à redução de 65% no consumo de energia de containers refrigerados sem perder a qualidade destes produtos.

“A pesquisa, entretanto, é um pilar. O outro é a capacitação dos recursos humanos”, explica o representante da Wageningen. O centro de excelência chileno é uma fundação que tem um comitê consultivo, que define as linhas de pesquisa, tem um corpo de diretores e a equipe técnica operacional.

O vice-presidente da FAMATO, Normando Corral, indagou se em Mato Grosso a solução seria agregar valor aos produtos agrícolas. “Temos a China com principal país comprador da soja e a eles não interessa o produto beneficiado”, lembra. Porém, outros produtos, como os da agricultura familiar, poderiam ser valorizados com este projeto, assim como a cadeia das carnes e do leite.

Autoridades deverão ir ao Chile para conhecer os centros de excelência e avaliar a potencialidade do projeto. Participaram da reunião representantes da Vice-governadoria do Estado, Secretaria de Estado de Tecnologia (Secitec), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário