Argentina realiza missão para recuperar mercados agrícolas

Publicado em 13/10/2016 10:53

O ministro da Agroindústria da Argentina, Ricardo Buryaile, inicia hoje (13) uma missão internacional pela Itália, França e que terminará na Rússia, com o objetivo comercial de recuperar e abrir novos mercados.

"A produção agroindustrial e a capacidade do setor de desenvolver inovação tecnológica é reconhecida no mundo como um grande valor para o desenvolvimento da atividade. Este é o começo de uma nova etapa que coloca a Argentina como gôndola do mundo, porque, à exportação de alimentos, somamos também a transferência de tecnologia como um aporte substancial na luta contra a fome do mundo", disse o ministro.

Desta maneira, as vendas de produtos agroindustriais, as quais representam 66% das vendas totais do país ao exterior, somaram nesses mercados para a comercialização de 18 produtos animais, vegetais e também desenvolvimentos genéticos.

Segundo detalhou o Ministério da Agroindústria, a Argentina começou a enviar óleo de girassol e lã suja para a África do Sul; reprodutores bovinos, caprinos e ovinos, sêmen e embriões bovinos para desenvolvimento de gado para a Nigéria; e a Angola adquiriu bovinos para engorda.

À respeito da abertura desses mercados, a secretaria de Mercados Agroindustriais disse que "cada mercado requer negociações comerciais, tarifárias, sanitárias e fitossanitárias complexas. Nossa equipe trabalha junto ao Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) atendendo às demandas de cada setor produtivo local e a particularidade de cada destino internacional com suas exigências e condições. Nos comprometemos com um objetivo de gestão e estamos encaminhados. Os resultados mostram isso".

A missão que Buryaile fará junto a uma comitiva integrada por Marisa Bircher e o secretário de Valor Agregado, Néstor Roulet, começa no Ato de Abertura do Dia Mundial da Alimentação na sede mundial da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), em Roma. Posteriormente, ele deve se encontrar também com o ministro da Agricultura italiano.

Depois, a comitiva irá a Paris para visitar a feira SIAL, onde serão feitas reuniões com o ministro da Agricultura francês, Stéphane Le Foll e Monique Eliot, diretora geral da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

Por último, o ministro visitará a Federação Russa, onde estabelecerá contatos com o ministro da Agricultura, Alexander Tkachyov, ao mesmo tempo em que funcionários e empresários argentinos participarão de um seminário de Oportunidades de Negócios Agroindustriais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Izadora, com informações do Clarín
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário