Incêndio no Parque das Várzeas do Rio Ivinhema (MS) já atingiu 27 mil hectares

Publicado em 19/10/2017 07:57
no blog Ambiente Inteiro

O incêndio que queima o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, em Mato Grosso do Sul, desde a última sexta-feira (13/10), já consumiu cerca de 27 mil hectares da área da Unidade de Conservação. De acordo com Reginaldo Oliveira, guarda-parque do Imasul responsável pela equipe que atua na Unidade de Conservação, o incêndio foi provocado por um raio.

“A perda mesmo é de fauna, pois atinge répteis, roedores e aves que estão nidificando (formando ninho). O incêndio foi provocado por um raio e há três anos não tínhamos queimada. Como este ano foi muito seco e teve geada, o material combustível era muito grande”, diz Oliveira em relação ao fogo no parque.

O trabalho de controle do incêndio continua, mas a distância, o difícil acesso e o vento forte ainda dificultam o trabalho. Com previsão de chuva para os próximos 4 dias em Mato Grosso do Sul, a expectativa é de que haja precipitação na região do Parque em quantidade suficiente para contribuir com a extinção dos focos de incêndio.

Incendio-PEVRI-2.jpg
Área calcinada pelo fogo no Parque Estadual Várzeas do Rio Ivinhema. Fotos: Reginaldo Oliveira (Imasul)

Ontem, o observatório do fogo nas áreas públicas de proteção ambiental relatou a perda de 20 mil hectares nessa UC.

Em tempo, alguém conhece alguma ONG ambientalista que se preocupe com o tratamento dado pelo poder pública às áreas públicas de proteção ambiental? Alguém conhece algum Observatório que mensure as emissões de gases de efeito estufa desses incêndios descontrolados nas Unidades de Conservação e Terras Indígenas no Brasil?

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Blog Ambiente Inteiro

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário