Bunge não prevê emitir ações em IPO de usinas no país; prevê moagem maior em 18/19

Publicado em 16/05/2018 15:00

LOGO REUTERS

Por José Roberto Gomes

SÃO PAULO (Reuters) - A gigante do agronegócio Bunge não prevê emitir novas ações para o planejado IPO de seu negócio de açúcar e etanol no Brasil, em um processo coordenado pelos bancos Itaú BBA, JP Morgan e Santander, de acordo com documento apresentado pela empresa nesta quarta-feira.

Conforme o prospecto preliminar para a oferta pública inicial de ações enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa indicou que venderá ações próprias na potencial transação envolvendo a Bunge Açúcar & Bioenergia.

A medida "nos dá a opção de tornar a empresa pública, se assim quisermos, dependendo do ambiente", disse o vice-presidente-executivo e diretor financeiro da Bunge, Thomas Boehlert, em evento em Nova York nesta quarta-feira, um dia após a companhia anunciar a submissão do prospecto.

As ações da empresa nos EUA operavam praticamente estáves, por volta das 14h30 (horário de Brasília).

Conforme dados apresentados pela empresa, a Bunge Açúcar & Bioenergia teve prejuízo de 112 milhões de reais no primeiro trimestre de 2018, ante resultado negativo de 62 milhões um ano antes.

A geração de caixa, medida pelo lucro antes de impostos, taxas, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado cedeu 53 por cento no período, para 71 milhões de reais.

Além disso, a dívida da empresa ao fim de março era de quase 3 bilhões de reais.

Não só a Bunge, mas o setor sucroenergético brasileiro como um todo tem enfrentado tempos difíceis, com os preços do açúcar em mínimas em anos dada a ampla oferta global.

A Bunge, que entrou no segmento do país em 2010, tentou vender suas oito usinas brasileiras de açúcar e etanol por quatro anos, mas um processo separado de venda não conseguiu atrair o interesse firme de investidores estratégicos ou financeiros.

A maioria de suas unidades no Brasil está localizada no norte do Estado de São Paulo e no sul de Minas Gerais. A empresa tem capacidade para processar cerca de 22 milhões de toneladas de cana por safra.

Na última safra, a 2017/18, a companhia produziu 961 mil toneladas de açúcar, ante 988 mil no ciclo anterior. A fabricação de etanol, por sua vez, aumentou para 975 milhões de litros, de 925,5 milhões na temporada 2016/17.

Para o ciclo vigente, iniciado em abril, a Bunge Açúcar & Bioenergia espera moer entre 20 milhões e 21 milhões de toneladas de cana, alta de 1 milhão de toneladas sobre 2017/18, destacou a empresa no prospecto.

Mais cedo nesta quarta-feira, executivos da Bunge reafirmaram, durante evento em Nova York, que após o IPO a gigante ainda manterá participação majoritária nas usinas no Brasil.

(Por Carolina Mandl e Marcelo Teixeira)

((Tradução Redação São Paulo 55 11 56447751))REUTERS JRG RS

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário