China desiste de investigação antidumping sobre sorgo dos EUA em meio a caos no mercado global

Publicado em 18/05/2018 11:20

LOGO REUTERS

Por Hallie Gu e Josephine Mason

PEQUIM (Reuters) - A China desistiu de uma investigação de prática de dumping nas importações de sorgo procedentes dos Estados Unidos nesta sexta-feira, fazendo um recuo apressado na disputa que causou caos no mercado global de grãos e levantou preocupações sobre o aumento dos custos e prejuízos financeiros internamente.

O movimento foi visto como um gesto de boa vontade, uma vez que o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, estava em Washington para negociações destinadas a resolver as tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo.

O Ministério do Comércio da China informou em comunicado que a investigação envolvendo o ingrediente importante para a alimentação animal e bebidas alcoólicas revelou que as penalidades antidumping e anti-subsídios inflariam os custos de vida para os consumidores chineses.

A investigação, lançada no início de fevereiro, mostrou rapidamente ao principal parceiro comercial da China o sofrimento financeiro que poderia infligir aos agricultores dos Estados Unidos, disseram analistas. No mês passado, Pequim também impôs um depósito antidumping pesado sobre as importações do grão.

"A China ensinou uma lição aos Estados Unidos e mostrou como pode prejudicar as exportações norte-americanas", disse Ole Houe, diretor de serviços de consultoria da corretora IKON Commodities, em Sydney.

"Agora eles estão mostrando boa vontade ao interromper sua investigação antidumping sobre as importações de sorgo, mas é uma maneira barata de mostrar boa vontade, já que os EUA não têm muito mais sorgo para exportar. A próxima safra de sorgo dos EUA será colhida em agosto."

(Reportagem adicional de Naveen Thukral, em Cingapura)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário