A inovação do inseticida Proclaim, da Syngenta, na voz de sua especialista

Publicado em 21/05/2018 09:33
Giorla Moraes, Gerente de Desenvolvimento de Inseticidas Brasil, compartilha sua visão sobre a produtividade sustentável que o novo produto levará ao campo

Publi Syngenta

O novo inseticida da Syngenta, Proclaim, é o grande lançamento de 2018. Na semana passada, conhecemos um pouco da receptividade positiva de nossos clientes à chegada do produto. Hoje, nessa entrevista com a Gerente de Desenvolvimento de Inseticidas Brasil, Giorla Moraes, vamos descobrir, por meio de seu vasto conhecimento técnico, os “bastidores” do funcionamento e ótima performance do inseticida nas lavouras de todo o Brasil.

Como a própria denominação sugere, lagartas de difícil controle devem constituir um desafio para a área de desenvolvimento. Podemos dimensioná-lo a partir da necessidade de se desenvolver um produto como Proclaim?

Giorla Moraes – A necessidade do registro veio com o grande desafio enfrentado pelo Brasil após a detecção da praga Helicoverpa armigera na safra 2012/2013. Seu aparecimento causou prejuízos expressivos em soja, algodão, milho, feijão e outras culturas, com valores estimados em mais de R$ 11 bilhões, segundo o Ministério da Agricultura. E são vários os fatores que fazem com que esta praga seja considerada de alto potencial de destruição. O comportamento polífago [alimenta-se muito e com muita frequência], sua elevada capacidade reprodutiva e alta capacidade de dispersão, além de mecanismos que permitem sua sobrevivência em ambientes instáveis, adaptando-se às mudanças sazonais do clima.

Devido à gravidade do problema, interessados no assunto, como cotonicultores e suas diversas associações, uniram esforços com órgãos governamentais para discutir ações e definir estratégias de combate à praga. Entre elas, havia a solicitação, por parte de agricultores, do registro de produtos com eficácia comprovada em outros países para o alvo em questão. Este é o caso do Benzoato de Emamectina, o Proclaim. 

Após alguns anos de registro emergencial, o inseticida teve o registro federal definitivo concedido no ano passado. Atualmente, o produto é é registrado em mais de 90 países e tem eficiência comprovada no combate às lagartas de difícil controle, incluindo a Helicoverpa armigera, capazes de comprometer drasticamente a produtividade de lavouras espalhadas por todo o Brasil.

Conforme os grandes saltos tecnológicos vão se extinguindo, inovar torna-se uma tarefa mais árdua. Com isso em mente, pode contar um pouco do esforço inovativo empregado e qual é a satisfação de poder levar ao mercado essa oferta na categoria dos inseticidas?

Proclaim é um inseticida de origem biológica do grupo químico das Avermectinas, que derivam da Streptomyces avermitilis, una bactéria de ocorrência natural em solos. Foi descoberta em campos de golfe no Japão no final da década de 1970 e posteriormente desenvolvido como inseticida. Pertence ao Grupo 6 de classificação de modo de ação do Comitê de Ação a Resistência a Inseticidas (IRAC). Este diferente modo de ação, em comparação com outros lagarticidas do mercado, torna-o ideal para rotação em Programas de Manejo de Resistência a Pragas. A satisfação da Syngenta é entregar um produto que possui alta perfomance contra várias espécies de lepidópteros-chave, garantindo, assim, um melhor retorno sobre o investimento aos agricultores.

Com base em todo o trabalho de desenvolvimento e inovação, qual é o desempenho esperado de Proclaim no campo?
O produto possui várias características que tornam seu desempenho excelente, como a rápida absorção foliar, protegendo as plantas nas primeiras horas após a aplicação devido ao bloqueio da alimentação do inseto; confere pouca disponibilidade para efeito por contato, o que o torna seletivo aos inimigos naturais; o movimento translaminar dentro do tecido foliar protege Proclaim de lavagem pela chuva, garantindo um excelente efeito residual; possui atividade de ação ovi-larvicida, que é o controle de larvas antes e durante a eclosão e a excelente atividade inseticida em diversas espécies de lagartas.

Seu modo de ação é conhecido como ativador dos canais de cloro, e Proclaim é o único inseticida com este mecanismo para controle de lagartas. Por isso é ideal no manejo de resistência de lagartas de difícil controle.

Há vários indicadores para o sucesso no desenvolvimento de um produto como Proclaim. Mas como pensa que será o impacto da inovação contida neste inseticida para o agricultor ao longo do tempo?

O produtor terá ao seu alcance um produto que controlará com alto desempenho todas as espécies de lagartas de diversos instares que podem ocorrer em sua área. Isso gera flexibilidade de uso e retorno econômico. Estas serão as principais vantagens sentidas pelos agricultores conforme o uso de Proclaim se difunde como medida de aumento da produtividade sustentável no campo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Syngenta

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário