Ração começa chegar às granjas e cargas de soja já chegam aos portos
Após a desobstrução parcial das estradas, o setor agrícola começa a retomar lentamente suas atividades.
Cerca de um terço dos frigoríficos do país voltou a funcionar e caminhões de soja seguiram para os portos -mas as usinas de açúcar e álcool permaneciam com problemas às vésperas do feriado de Corpus Christi. A situação deve demorar alguns dias para se normalizar.
No Porto de Paranaguá, após nove dias sem registrar entrada de caminhões carregados de produtos, o terminal voltou a receber cargas desde as 14h de quarta-feira. Nas duas primeiras horas de operação, 52 caminhões chegaram ao porto. Com a liberação da estrada, Paranaguá esperava receber 1168 caminhões em apenas 24 horas, o que representa cerca de 42 mil toneladas de soja. Na baía de acesso ao porto, a fila chegou a 37 navios.
Cálculo preliminar da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) aponta um prejuízo de R$ 6,6 bilhões para o setor agrícola por causa da paralisação dos caminhoneiros, mas esse número deve ser atualizado em breve. O setor, que vem sustentando a recuperação da economia brasileira, foi um dos mais afetados.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli