Ração começa chegar às granjas e cargas de soja já chegam aos portos
Após a desobstrução parcial das estradas, o setor agrícola começa a retomar lentamente suas atividades.
Cerca de um terço dos frigoríficos do país voltou a funcionar e caminhões de soja seguiram para os portos -mas as usinas de açúcar e álcool permaneciam com problemas às vésperas do feriado de Corpus Christi. A situação deve demorar alguns dias para se normalizar.
No Porto de Paranaguá, após nove dias sem registrar entrada de caminhões carregados de produtos, o terminal voltou a receber cargas desde as 14h de quarta-feira. Nas duas primeiras horas de operação, 52 caminhões chegaram ao porto. Com a liberação da estrada, Paranaguá esperava receber 1168 caminhões em apenas 24 horas, o que representa cerca de 42 mil toneladas de soja. Na baía de acesso ao porto, a fila chegou a 37 navios.
Cálculo preliminar da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) aponta um prejuízo de R$ 6,6 bilhões para o setor agrícola por causa da paralisação dos caminhoneiros, mas esse número deve ser atualizado em breve. O setor, que vem sustentando a recuperação da economia brasileira, foi um dos mais afetados.
0 comentário
Putin envia sinal a Trump sobre propostas para Ucrânia
Ibovespa opera em leve queda com política no radar em dia de liquidez reduzida
Da Holanda a Holambra: uma vida dedicada às flores
Vietnã acumula estoques da nova safra de café, dizem comerciantes
Japão propõe gastos orçamentários recordes enquanto contém novas dívidas
Índice de Xangai sobe pela oitava sessão, mais longa sequência de ganhos desde abril